Iniciação à Vida Cristã é tema de encontro provincial

Iniciacao-Vida-encontro-provincialCoordenadores diocesanos de pastoral, assessores e coordenadores de Catequese e Liturgia das dioceses de Guaxupé e Campanha e da arquidiocese de Pouso Alegres estiveram reunidos nesta segunda-feira, 22/05, na Comunidade Teológica Senhora do Carmo (COTESC), teologado da Diocese da Campanha, em Pouso Alegre/MG, para prosseguir a reflexão sobre a Iniciação à Vida Cristã.

Em outubro do ano passado, a Iniciação à Vida Cristã, foi tema do Encontro Provincial de Animação Pastoral, em Guaxupé/MG e lá surgiu a ideia de prolongar a reflexão, chamando os assessores e coordenadores da Pastoral Litúrgica para participar, a fim de se estudar a viabilidade de assunção de um projeto comum de Iniciação Cristã de Adultos.

Neste encontro, em Pouso Alegre, o Pe. Vanildo Paiva apresentou o projeto arquidiocesano de Iniciação de Adultos à Vida Cristã, com maiores detalhes e maior interação, uma vez que os presentes intervinham com perguntas e considerações.

Ao final, percebeu-se o consenso de todos sobre a viabilidade e – não só! – a necessidade de assumirmos juntos, como Igreja no sul de Minas, esse projeto comum de Iniciação de Adultos à Vida Cristã, uma vez que a Igreja no Brasil (CNBB) acaba de tornar premente este tema e esta urgência pastoral em sua assembléla. Para tanto, as equipes de Guaxupé e Campanha passam a colaborar, com tarefas específicas, no trabalho já iniciado em Pouso Alegre.

O tema será agora levado aos bispos e ao clero das três circunscrições eclesiásticas, bem como às equipes de liturgia e catequese. O segundo semestre de 2017 será tempo de capacitação de leigos e clero e elaboração do material para que, na festa da Epifania do Senhor de 2018, as três dioceses iniciem comumente esse processo de Iniciação de Adultos à Vida Cristã.

Um próximo encontro ficou marcado para 02/10, em Varginha.