BISPO DIOCESANO

O Bispo, sucessor dos Apóstolos, é o Pastor visível da Igreja Diocesana, seu ponto de unidade e seu pontífice.
Na Diocese da Campanha, desde 05 de Novembro de 2015, Dom Pedro Cunha Cruz é o 7º Bispo Diocesano.

D._Pedro_Cunha_Cruz

+ Dom Pedro Cunha Cruz - Bispo Diocesano da Campanha - MG

Dom Pedro Cunha Cruz, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, aos 16 de junho de 1964.

Bacharel em filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, (1984 – 1985).

De 1987 a 1990 fez seus estudos de Filosofia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e de Teologia na faculdade de Teologia, da PUC-Rio, entre os anos de 1986 a 1990. Em Roma, obteve Mestrado em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana em 1996 e Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Santa Cruz, de 1993 a 1997.

Aos 04 de agosto de 1990 recebeu a ordenação presbiteral. No mesmo ano foi vigário paroquial da Paróquia Cristo Operário e Santo Cura d’Ars. No ano seguinte foi pároco da Paróquia São Francisco de Assis. De 1991 a 1993 foi Diretor dos Estudantes no Seminário São José. Em 1998 foi pároco da Paróquia Santa Teresa de Jesus; a partir de 2003 foi pároco da paróquia Santa Rita de Cássia, no centro histórico do Rio. Ainda foi professor de Filosofia na PUC-Rio e diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, na Arquidiocese do Rio de Janeiro e diretor do Instituto de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Aos 24 de novembro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Recebeu a ordenação episcopal aos 05 de fevereiro de 2011.

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro exerceu os seguintes encargos: vigário geral; animador do Vicariato Episcopal Leopoldina e Urbano, Iniciação Cristã e Catequese; Escola de Fé e Política; Liturgia; Música Sacra; Arte Sacra; das Pastorais Sociais; Curso de Doutrina Social da Igreja; Pastoral Vocacional; Seminário Arquidiocesano; Comissão de Ordem e Ministérios; Professor do Seminário São José e da PUC-Rio.

No dia 20 de maio de 2015, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo-coadjutor da diocese da Campanha, onde foi apresentado a 11 de julho do mesmo ano e passou a auxiliar o bispo diocesano, Dom Diamantino Prata de Carvalho, ofm.

Em 25 de novembro de 2015, Dom Pedro recebeu a nomeação de bispo diocesano da Campanha.

Dom Pedro é Bispo referencial da Pastoral da Educação e Cultura do Regional Leste 2 e bispo Referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Brasão

dom-pedro-cunha-brasao-2012

“Servus Jesu Christi” –  Servo de Jesus Cristo

GABINETE DO BISPO

Rua Maestro Pompeu,150 – Caixa Postal 14

Centro – 37400-000 – Campanha/MG

Fone: 35 3261-1217

Secretária: Nelma Maria Ferreira da Cruz

“Servus Jesu Christi” –  Servo de Jesus Cristo

23.       Lema: “Servus Jesu Christi” (Rm 1,1) Expressa a consciência e a personalidade do Apóstolo Paulo, chamado por Deus para o serviço do Evangelho. O Bispo deve ter uma alma que se consagra sem limites a este ideal. Este zelo incondicional traduz-se por uma vida de abnegação total ao serviço Daquele que ele ama.

2.A Cruz: É lembrança de Cristo, a quem o Bispo deve amar e seguir. Representa a missão evangelizadora da Igreja, que oferece ao mundo a Salvação de Cristo. É também símbolo do sobrenome da família de Dom Pedro Cunha.

3.O Livro: Representa a sabedoria, a contemplação e o Múnus de ensinar, próprios da função episcopal. O livro e a pena marcaram a vida dos Santos doutores da Igreja.

4.A Cunha: É uma ferramenta em forma de prisma agudo que serve para calçar, nivelar e ajustar. O ouro do Brasão simboliza a nobreza e a generosidade. A cor azul denota fidelidade e firmeza.

5.O Chapéu Prelatício: É o ornamento externo para indicar o grau e a dignidade da ordem episcopal. O Bispo tem como marca episcopal um chapéu acoplado a seis borlas de cada lado e uma cruz. Simboliza Jesus Cristo, cabeça da Igreja, seus doze Apóstolos, a sucessão Apostólica e a colegialidade dos Bispos com o Papa.