• REFLEXÃO DOMINICAL - 16º Domingo Comum

    REFLEXÃO DOMINICAL - 16º Domingo Comum

  • Nossa Senhora do Carmo, Padroeira

    Nossa Senhora do Carmo, Padroeira

  • Evangelho de Mateus (Ano A) III

    Evangelho de Mateus (Ano A) III

  • Evangelii Gaudium I - Papa Francisco

    Evangelii Gaudium I - Papa Francisco

  • Reflexão Dominical - Liturgia do 14º Domingo do TC

    Reflexão Dominical - Liturgia do 14º Domingo do TC

REFLEXÃO DOMINICAL - 16º Domingo Comum

REFLEXÃO DOMINICAL – Domingo (20-07-2014). 16ª Semana do TEMPO COMUM

A PACIÊNCIA

O_joio_e_o_trigoUma tendência natural dos homens é a de dividir a humanidade em duas grandes categorias: os bons de um lado, os maus de outro. Esta tendência existe também no plano religioso. Invocamos bênçãos sobre nós mesmos, sobre nossa família, nossa nação; as maldições caiam sobre os outros, os inimigos, os que se opõem a nós.

ORAÇÃO DO DIA: Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

PRIMEIRA LEITURA: Sb 12, 13.16-19

Reflexão: Após a falta, concedeis tempo para o arrependimento. Aos judeus da diáspora, que se perguntavam por que Deus não intervinha para destruir os idólatras, o autor recorda que Deus castiga o pecado, mas o faz pouco a pouco, para dar a possibilidade a todos de arrepender-se (12, 1.10; Rm 2, 4; 9, 22). De fato, sua força é princípio de justiça (= salvação), de indulgência e mansidão (vv. 16-18). Deste modo, Deus se apresenta como modelo de nossas ações. Qual a imagem que temos de Deus? O que esta imagem reflete na nossa caminhada como cristãos?

SALMO 85 

SEGUNDA LEITURA: Rm 8, 26-27

Reflexão: O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. Ao gemido da criação e ao nosso se acrescenta o do Espírito. Ele, que nos deu a vida (8, 2), que nos fez filhos de Deus (8, 14-17) e nos faz tender para a ressurreição (8, 110 é, nesta tensão, o mais valioso auxílio para nossa incapacidade (v. 26a). Por nós só, sem a oração, somos incapazes de atingir a salvação (Lc 21, 36). Ora, o Espírito, que está em nós pelo batismo (5, 5; Jo 3, 5-6), no ajuda a formular a oração justa, isto é, segundo Deus, segundo seu plano salvífico e que tem como objeto a nossa salvação. Qual a oração justa diante de Deus? Como acreditamos que o Espírito Santo age em nós?

EVANGELHO: Mt 13, 24-43 

Reflexão: Deixai-os crescer juntos até a colheita. O trecho precedente já previa uma Igreja em que nem todos seriam bons discípulos (13, 20-23; 22, 10). Esta realidade é posta bem em evidência pela parábola do joio (vv. 24-30) e pela sua explicação (vv. 36-43). Diante desta situação, que nada tem de bonito, está, de um lado, a paciência de Deus (o dono do campo) e, de outro, a impaciência dos servos. Qual das duas opera a salvação? Sem dúvida, a paciência de Deus. Ele sabe que esta situação não põe em perigo o bom êxito do Reino (vv. 31-32); basta, no momento, que o discípulo procure ser bom fermento (v. 33). Só haverá perfeição quando se completar o Reino na terra (v. 41-43; Ap 21, 8; Dn 12, 3; Mt 25, 34; 1Cor 15, 24). Assim Jesus condena todo extremismo. Por que somos tão radicais nas atitudes com os irmãos, em especial, os mais fracos e indefesos? O que significa para nós estarmos na Igreja? Como cultivamos o Reino dos Céus aqui na terra?

Leia mais...

Nossa Senhora do Carmo, Padroeira

nossa-senhora-do-carmo_VIINeste 16 de julho recordamos a Bem-Aventurada Virgem Maria sob o título de Senhora do Carmo, nossa padroeira diocesana. Por isso, lembramos que em todas as paróquias tal memória deve ser celebrada. Conforme a Instrução Geral do Missal Romano ela é celebrada como solenidade (textos e leituras próprios, cantos, hino de louvor etc.), na catedral e nas paróquias da diocese que a tem por padroeira principal, inclusive com primeiras vésperas. Nas demais paróquias como festa (o mesmo, porém sem primeiras vésperas e profissão de fé). Unidos, peçamos a intercessão daquela que é honra, glória e esplendor do Carmelo!

Equipe Diocesana de Animação Litúrgica

Veja o Link: http://www.diocesedacampanha.org.br/portal/a-diocese/a-padroeira.html

Leia mais...

Evangelho de Mateus (Ano A) III

O SERMÃO DA MONTANHA (Mt 5 - 7): "Discurso Inaugural"

 

SERMAO_DA_MONTANHAO que implica ser discípulo/a de Jesus no Ev. de Mateus? Como seguir o verdadeiro Mestre? O discipulado de Jesus na catequese do Ev. de Mateus implica algumas disposições iniciais ao discípulo-ouvinte, tais como: o desejo pela justiça (Mt 3, 15; 5, 6.10); o querer ouvir o verdadeiro Mestre; a prática da justiça do Reino (Mt 7, 21); dar a verdadeira esmola (Mt 6, 3-4); saber orar (Mt 6, 7-8); praticar o verdadeiro jejum (Mt 6, 16-18); cuidar do olho espiritual (Mt 6, 22); servir ao verdadeiro Senhor (Mt 6, 24); e muitas outras que irão aparecendo durante o evangelho. A cada discípulo implica se perceber quais são os elementos que lhe faltam para o aprofundamento e o crescimento de seu momento de amadurecimento na fé e no seguimento de Jesus. O bom discípulo consegue relacionar a prática com o ouvir as palavras do verdadeiro Mestre Jesus Cristo. O que ele diz? O que ele quer? O Sermão da Montanha (Mt 5 -7) é uma verdadeira “cartilha” do discípulo que deseja seguir Jesus. Orienta-nos, a todos que queremos seguir Jesus e a viver uma vida ética, sustentando o triplé de relações em nossa vida: com o Senhor, com o próximo e conosco mesmo.

O Sermão da Montanha (Mt 5 – 7) apresenta-nos o Messias por palavras (já o Messias por obras está nos capítulos 8 e 9: dez gestos poderosos de Jesus), no qual é chamado também “Discurso Inaugural” dentro da narrativa do ev. de Mateus. Jesus lança as bases do Reino dos Céus em que a aproximação deste dia ele já tinha anunciado. O Sermão da Montanha corresponde ao modo de ser do cristão, do discípulo de Jesus. Jesus não prega um código de leis simplesmente moralista, pois suas palavras irão apontar para um ideal, um projeto de vida, no qual o Pai é o principal fundamento. A tese principal é apresentada em 5, 20: “se a vossa justiça não ultrapassar a dos escribas e dos fariseus, de modo algum entrareis no Reino dos céus”. O Ev. de Mateus destina-se principalmente à sua comunidade, comunidade esta composta pela maior parte de judeus convertidos ao cristianismo que conheciam muito bem as Escrituras. É um evangelho mais eclesial, formando discípulos que já possuem um imaginário religioso formado. Por isso, o discípulo de Jesus precisa superar seus “esquemas mentais” e dar um salto de fé, ouvindo a voz do verdadeiro Mestre, Jesus Cristo. Ouvir Jesus é saber o que ele diz, por que diz e para quem diz.

O sermão também destina-se a um público maior do que o círculo íntimo dos seguidores de Jesus. O Messias Jesus é apresentado como o verdadeiro Moisés que, do “monte” (que lembra o Sinai), dará a verdadeira Lei para o verdadeiro Israel. A identidade de Jesus é a identidade do mestre, que convoca discípulos. Este mestre vai dar instruções para seus discípulos. A Lei agora é seu evangelho, seus mandamentos, sua Palavra. Palavra viva que interpela a todos nós, no seu seguimento.

 

Pascom - Diocese

 

sermao_da_montanha1

Leia mais...

Evangelii Gaudium I - Papa Francisco

EVANGELII GAUDIUM

(Exortação Apostólica do Papa Francisco)

O encontro pessoal com o amor de Jesus, que nos salva

papa_francisco_29012014152238264. A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, aquela experiência de sermos salvos por Ele, que nos impele a amá-Lo cada vez mais. Com efeito, um amor que não sentisse a necessidade de falar da pessoa amada, de apresentá-la, de torná-la conhecida, que amor seria? Se não sentimos o desejo intenso de comunicar Jesus, precisamos nos deter em oração para Lhe pedir que volte a cativar-nos. Precisamos implorar a cada dia, pedir a sua graça para que abra o nosso coração frio e sacuda a nossa vida tíbia e superficial. Colocados diante d’Ele com o coração aberto, deixando que Ele nos olhe, reconhecemos aquele olhar de amor que descobriu Natanael no dia em que Jesus Se fez presente e lhe disse: “quando estavas debaixo da figueira, eu te vi” (Jo 1, 48). Como é doce permanecer diante de um crucifixo ou de joelhos diante do Santíssimo Sacramento, e fazê-lo simplesmente para estar à frente dos seus olhos! Como nos faz bem deixar que Ele volte a tocar a nossa vida e nos envie para comunicar a sua vida nova! Sucede então que, em última análise, “isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos” (1Jo 1, 3). A melhor motivação para se decidir comunicar o Evangelho é contemplá-lo com amor, é deter-se nas suas páginas e lê-lo com o coração. Se o abordamos desta maneira, a sua beleza deslumbra-nos, volta a cativar-nos vezes sem conta. Por isso, é urgente recuperar um espírito contemplativo, que nos permita redescobrir, cada dia, que somos depositários de um bem que humaniza, que ajuda a levar uma vida nova. Não há nada de melhor para transmitir aos outros.

Edições CNBB. Documentos Pontifícios, n. 17. 2013

Leia mais...

Reflexão Dominical - Liturgia do 14º Domingo do TC

REFLEXÃO DOMINICAL – Domingo (04-07-2014)
14ª Semana do TEMPO COMUM

AMOR AOS POBRES, HUMILDES E PEQUENOS

Eu_sou_manso_e_humilde_de_coracaoORAÇÃO DO DIA: Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

PRIMEIRA LEITURA: Zc 9, 9-10

Reflexão: Eis que vem a ti o teu rei, humilde. Quando este oráculo foi composto (fim do século IV a.C.), a comunidade judaica não possuía nenhum poder político, e a casa de Davi tinha, há séculos, perdido a soberania. O oráculo é, pois, messiânico, e o rei anunciado é o ideal do monarca dravídico que não se apóia em meios humanos, mas, humildemente, põe sua confiança em Deus (v. 9; Is 30, 15); por isto, ele é justo, isto é, salvo (está subjacente aqui a ideia de sofrimento: cf. Is 52, 13 – 53, 12), e vitorioso, porque sua força está em Deus. Nele revivem as figuras de Davi e Salomão (1Rs 1, 33.38.44) e, como rei de paz para Israel e para todos os povos, iniciará a política do desarmamento (v. 10; o conceito aparece frequentemente em contextos messiânicos: Sl 45, 9-10; Is 9, 6; 11, 6-9). Quem é o seu rei e senhor?

SALMO 144 

SEGUNDA LEITURA: Rm 8, 9.11-13

Reflexão: Se, pelo Espírito, fizerdes morrer as obras do corpo, vivereis. A liberdade obtida em Cristo (8, 2-4) faz com que o princípio de ação dominante em nós não seja mais o pecado (carne), mas o Espírito que dá vida (8, 9.2; Jo 3, 5-6). Ora, o Espírito é uma força dinâmica que faz tender para a plena participação da vida de Cristo, da ressurreição, uma vez que a ressurreição de Cristo está estreitamente ligada à nossa (v. 11; 1Ts 4, 14; 1Cor 15, 20-26; etc.). Mas esta realidade, que é operada em nós pelo dom do Espírito (5, 5), é também uma opção cotidiana (v.. 12-13; Gl 6, 8; Ef 4, 22-24). O que significa para você viver segundo o espírito?

EVANGELHO: Mt 11, 25-30 

Reflexão: Eu sou manso e humilde de coração. Os cc. 11-12 de Mateus manifestam em toda a sua virulência, a oposição ao Reino apenas acenada no cc. 8-9 (cf. 8, 10-12; 9, 3.11.34). Dela são tipo as cidades de Corozain, Betsaida e Cafarnaum (11, 20-24) e, mais concretamente, os fariseus (12, 140. O trecho se insere neste contexto de violência não por acaso, mas para pôr em realce como os mistérios do Reino (v. 25: estas coisas; cf. 13, 11), que os fariseus recusam, são na realidade, revelados por Jesus, Filho de Deus (v. 27), aos pequeninos, isto é, aos que o acolhem com simplicidade. São os discípulos (10, 35), os pobres em espírito (5, 3), os fatigados e oprimidos (v. 28) pelo fardo da lei e das observâncias farisaicas (At 15, 10). Jesus os chama à sua liberdade, a uma adesão incondicional a ele (jugo), que só ele poderá tornar leve, porque se apresenta humilde diante de Deus e manso com os homens. Você conhece seu pai? Ou o Pai?

Leia mais...
Previous
Próximo
  • Encontro do Clero - Espiritualidade Formativa

    Aconteceu aos 02 e 03 de julho, no Seminário de Filosofia da Campanha, o encontro de formação do clero da Diocese da Campanha. Esteve conosco o assessor Pe. Dalton (redentorista, formador em BH dos estudantes de teologia). Foram momentos de convivência, interação, partilha e reflexão. Temas relacionados principalmente ao "presbítero de hoje", numa abordagem analítica, psicológica e estrutural.… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 185
  • Reflexão de Solenidade - São Pedro e São Paulo

    REFLEXÃO DE SOLENIDADE – Domingo (29-06-2014). SÃO PEDRO E SÃO PAULO - APÓSTOLOS A celebração de hoje é antiquíssima; foi inscrita no Santoral romano muito antes da festa do Natal. No século IV já se celebravam três missas; uma em São Pedro no Vaticano, outra em São Paulo fora dos muros, a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde provavelmente estiveram escondidos por algum tempo o corpos… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 103
  • Sagrado Coração de Jesus

    No centro do mistério do mundo está Jesus Cristo. No centro do mistério de Jesus Cristo está sua morte, coroada pela ressurreição. No centro do mistério de sua morte está seu amor, seu coração. Por isto, podemos dizer que a celebração da fé é seu amor, seu coração. Por isto, podemos dizer que a celebração da festa do Coração de Cristo conduz à essência do cristianismo: a pessoa de Jesus, Filho de… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 102
  • Reflexão Dominical - 12º Domingo do Tempo Comum

    REFLEXÃO DOMINICAL – Domingo (22-06-2014). 12ª Semana do TEMPO COMUM A PERSEGUIÇÃO ORAÇÃO DO DIA: Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém! PRIMEIRA LEITURA: Jr 20, 10-13 Reflexão: O Senhor salvou das mãos do malvado a vida do pobre. Num… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 113
  • Memória de São Luís Gonzaga - Padroeiro da Juventude

    SÃO LUÍS GONZAGA (religioso: 1568-1591) Luís, primogênito do marquês de Mântua, era um rapaz vivo, impaciente, sem complexos, que amava o jogo e se divertia. A mãe ensinou-lhe desde pequeno a orientar a vida para Deus. E com sua tenacidade conseguiu-o. Recebida a primeira Eucaristia das mãos de são Carlos Borromeu, Luís cultivou forte união com Jesus. A graça fez dele um santo de grande domínio… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 43
  • Festa do Corpo e Sangue de Cristo

    O SENTIDO DA CELEBRAÇÃO - ORIGEM DA SOLENIDADE 1. O sentido da celebração Na quinta-feira, após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra devotamente a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente chamada de Corpus Christi. A motivação litúrgica para tal festa é, indubitavelmente, o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Desde o princípio de sua… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 127
  • Reflexão Dominical - Festa da SS Trindade

    FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE – ANO A DEUS É COMUNIDADE DE AMOR ORAÇÃO: Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém! PRIMEIRA LEITURA:… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 87
  • Dia 14 de junho celebramos a bem-aventurada Nhá Chica

    Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, é a primeira bem-aventurada negra do Brasil. Leiga, ela não pertencia a nenhuma ordem religiosa. Analfabeta, não lia a Bíblia, mas aplicava no dia a dia o amor ao próximo e a caridade, o que a fez ser conhecida como "Mãe dos Pobres". Nhá Chica nasceu em São João Del Rei (MG) mas viveu a maior parte da sua vida em Baependi (MG), onde morreu no dia 14 de… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 148
  • Reflexão Dominical - Pentecostes

    REFLEXÃO DOMINICAL – Domingo (08-06-2014). Pentecostes – ANO A A IGREJA VIVE NO ESPÍRITO DE CRISTO ORAÇÃO DO DIA: Ó Deus que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo, e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por nosso… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 95
  • CNBB lança Documento que trata da renovação paroquial

    CNBB lança Documento que trata da renovação paroquial Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 113
  • CALENDÁRIO DIOCESANO DE PASTORAL - Junho 2014

    Junho Infância Missionária, implantação nas foranias. 02 a 07: MESC e AO, Vigília de Pentecostes nas paróquias. 06,07 e 08: SAV, 2º Encontro Vocacional Diocesano, no Centro Diocesano de Formação Pastoral em Três Corações/MG. 07: ENS, Mutirão das equipes A e B em Varginha/MG. 07: Movimento Fé e Política, Encontro Diocesano em Lambari/MG. 08: Pastoral da Juventude, Dia da Amizade na Forania Pe.… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 153
  • Reflexão Dominical - ASCENSÃO DO SENHOR

    REFLEXÃO DOMINICAL – Domingo (01-06-2014). Ascensão do Senhor – ANO A O DESTINO DO HOMEM NOVO ORAÇÃO DO DIA: Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém! PRIMEIRA… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 229
  • 48º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

    Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais 48º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro 1 de Junho de 2014 Mensagem do Santo Padre Francisco Queridos irmãos e irmãs, Hoje vivemos num mundo que está a tornar-se cada vez menor, parecendo, por isso mesmo, que deveria ser mais fácil fazer-se próximo uns dos outros. Os progressos dos… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 125
  • Reflexão Dominical (Liturgia) - Palavra de Deus

    REFLEXÃO DOMINICAL – Domingo (25-05-2014). 6ª Semana da Páscoa – ANO A JESUS RESSUSCITADO, TESTEMUNHADO PELOS CRISTÃOS QUE SE AMAM   ORAÇÃO DO DIA: Deus todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!   PRIMEIRA… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 180
  • ESPERANDO O 4º RETIRO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES

    ESPERANDO O 4º RETIRO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES   Enfim chegou, acontecerá no dia 1º de junho, no Ginásio VTC, em Varginha, o quarto retiro Diocesano. Quase todas as paróquias realizaram os três retiros anteriores e a Grande Semana Missionária. Agora é hora de avaliar a caminhada, render graças a Deus por todo trabalho executado e pedir forças para continuar a missão. Percebe-se um esfriamento… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 337
  • Evangelho segundo São Mateus (Ano A) - II

    EVANGELHO DE SÃO MATEUS (II)   Nesta segunda reflexão sobre o Evangelho de Mateus (Ano A - CNBB) aproveitemos, respeitando o mês mariano, para olharmos com atenção e devoção a figura, a participação de Maria neste evangelho. Qual a importância e a identidade de Maria no Evangelho de Mateus? Maria não é nenhuma sombra de José, mesmo diante de uma cultura patriarcal. Seu destaque é sentido pelo… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 242
  • O Dogma de "Maria, Mãe de Deus"

    O DOGMA DE “MARIA, MÃE DE DEUS”   Nós católicos recorremos a Maria muitas vezes, na oração, como Mãe de Deus e mãe dos cristãos. Acredita-se que ela está tão perto de Deus e tão próxima a nós que ouve seus pedidos, dando-nos colo e zelando por nosso bem. Como pode uma mulher receber o título de Mãe de Deus, que é o Criador, Salvador e Santificador de todos e de tudo? É possível uma criatura… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 199
  • Reflexão Dominical (Liturgia) - Palavra de Deus

    REFLEXÃO DOMINICAL – Domingo (18-05-2014). 5ª Semana da Páscoa – ANO A JESUS RESSUSCITADO, CAMINHO, VERDADE E VIDA ORAÇÃO DO DIA: Ó Deus, por quem fomos remidos e adotados como filhos, velai sobre nós em vosso amor de Pai e concedei aos que creem em Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém! PRIMEIRA LEITURA: At 6, 1-7… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 223
  • Evangelho segundo São Mateus (Ano A) - I

    EVANGELHO DE SÃO MATEUS (I) A cada ano, num ciclo de três anos, temos a oportunidade, a pedido da CNBB, de estudar um dos evangelhos sinóticos (Marcos, Mateus ou Lucas). Este ano aprofundaremos e conheceremos com maior sistematização e causa de conhecimento o Evangelho de São Mateus. Já existem muitos subsídios, livros e apostilas de comentários do Evangelho de Mateus, basta ter o interesse e… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 248
  • Maria, Primeira Discípula e Missionária

    “Maria, contudo, conservava cuidadosamente todos esses acontecimentos e os meditava em seu coração.” (Lc 2, 19) MARIA, PRIMEIRA DISCÍPULA E MISSIONÁRIA Nós cristãos, seguidores do verdadeiro Mestre, temos Jesus Cristo como o único Mestre e o único Redentor da humanidade; dele recebemos a graça de sermos seus discípulos e cooperadores, participantes de sua vida e de sua missão, santos e… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 271
  • Carta da Pastoral da Juventude

    PASTORAL DA JUVENTUDE Diocese da Campanha - MG Campanha, 26 de abril de 2014. “É missão de todos nós, Deus nos chama quero ouvir a sua voz!" Zé Vicente Prezados, Após esse momento oportuno da graça de Deus e Festa da Misericórdia, nosso coração está cheio de esperança. Assim nos dirigirmos a vocês, lideranças jovens da Pastoral da Juventude e nossos amigos Padres e Administradores Paroquiais. Ao… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 172
  • Beata Nhá Chica - Baependi (MG)

    BEATA NHÁ CHICA Ainda pequena Francisca de Paula de Jesus, que nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei (MG), chegou em Baependi (MG). Veio acompanhada por sua mãe e por seu irmão, Teotônio. Dentre os poucos pertences, trouxeram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Em 1818, com apenas 10 anos de idade, a mãe de Nhá Chica faleceu deixando aos cuidados de Deus e… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 265
  • Liturgia Dominical - Reflexão das Leituras Bíblicas

    REFLEXÃO DOMINICAL DAS LEITURAS Domingo (04-05-2014). 3ª Semana da Páscoa – ANO A ORAÇÃO DO DIA: Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual, para que, tendo recuperado agora com alegria a condição de filhos de Deus, espere com plena confiança o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém! PRIMEIRA LEITURA: At 2, 14a.22-28… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 308
  • Aniversário Episcopal de Dom Diamantino Prata de Carvalho

      Hoje, celebramos e comemoramos 16 anos (02-05-1998) de Ordenação Episcopal de nosso bispo diocesano Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, OFM. Parabéns!!! Felicidades!!! Muita saúde, paz e amor em seu ministério e em sua vida! Oremos pelo nosso pastor! Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 222
  • Calendário Pastoral Diocesano (Maio de 2014)

    MAIO   01 a 04: RCC, Encontro Nacional para coordenadores diocesanos, em Brasília/DF. 01 a 04: Pastoral Familiar, II Encontro Conferencia e Treinam. Mob, Latino Americano, em São Paulo/SP. 02,03 e 04: SAV, 1º Encontro Vocacional Diocesano, no Centro Diocesano de Formação Pastoral em Três Corações/MG. 01 a 25: MESC e AO: Via Sacra da Luz e Confraternização Pacal nas paróquias. 03: Infância… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 333
  • Biografia de Dom Aloísio Roque Oppermann

    DOM ALOÍSIO ROQUE OPPERMANN Filho de Jacó Afonso Oppermann e Maria Ledur, foi batizado no dia 21 de junho de 1936. Fez seus estudos no convento da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - SCJ - Dehonianos: realizou seus estudos fundamentais no Seminário de Corupá-SC; estudou Filosofia em Brusque-SC e cursou Teologia em Taubaté-SP. Foi ordenado presbítero pelas mãos de Dom Francisco… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 371
  • Mensagem da CNBB pelo Dia do Trabalhador

      http://www.cnbb.org.br/eventos-1/assembleia-geral-1/14126-bispos-do-brasil-divulga-nota-pelo-dia-do-trabalhador Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 225
  • 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB)

    A grande reunião realizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) começa nesta quarta-feira (30) e segue até o dia 9 de maio. Para levar todas as informações e acontecimentos da 52ª Assembleia a todos os internautas, o A12.com prepara uma cobertura especial com notícias, fotos, vídeos. Em uma parceria com a CNBB, o A12.com vai transmitir as coletivas de imprensa dos bispos, de… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 283
  • Papa Francisco canoniza João XXIII e João Paulo II

    De acordo com informações da agência de notícias do Vaticano, VIS, aproximadamente 500 mil pessoas assistiram hoje, 27, na Praça de São Pedro, à cerimônia de canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, e cerca de 300 mil acompanharam o evento pela telas gigantes distribuídas na cidade de Roma. Estiveram presentes na cerimônia delegações oficiais de mais de cem países, mais de vinte chefes… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 256
  • Faleceu dom Aloísio Roque Oppermann

      Faleceu nosso bispo antecessor, sete anos bispo em nossa Diocese da Campanha (MG):     http://www.cnbb.org.br/imprensa-1/noticias/14096-faleceu-dom-aloisio-roque-oppermann Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 261
  • Missa da Unidade - Paróquia D. E. Santo (Varginha-MG)

      Às 09h desta manhã (quinta-feira santa, 17-04-2014) na Paróquia do Divino Espírito Santo (Varginha-MG) aconteceu a Missa da Unidade, ou Missa dos Santos Óleos (Óleo dos Enfermos, do Catecumenato e do Crisma). A presença do bispo diocesano Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho e de todo o clero da diocese, com a presença de muitos fiéis da cidade e cidades da diocese fez com que a Matriz ficasse… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 698
  • A Espiritualidade da Sexta-Feira Santa

    Neste dia, que os antigos chamavam de "Sexta-feira Maior", quando celebramos a Paixão e Morte de Jesus, o silêncio, o jejum e a oração devem marcar este momento. Ao contrário do que muitos pensam, a Paixão não deve ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 317
  • Domingo de Ramos em Campanha/MG

    Na manhã de ontem, Domingo Ramos, Dom Diamantino deu início solenemente à Semana Santa, na paróquia Santo Antônio em Campanha. A celebração como de costume, foi às 9h, com início no Palácio Episcopal São José. Este ano a reforma da Catedral, as celebrações foram transferidas para a igreja São Sebastião. A procissão contou com a participação da Banda Marcial Irmão Paulo. Pe. Edson Pereira de… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 415
  • Semana Santa 2014 - Diocese da Campanha

      UMA PROFUNDA SEMANA SANTA A TODOS!!!   Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 592
  • Liturgia Dominical - Reflexão das Leituras Bíblicas

    REFLEXÃO DIÁRIA – Domingo (06-04-2014). 5ª Semana da Quaresma – ANO A CRISTO, RESSURREIÇÃO PARA NOSSA VIDA ORAÇÃO DO DIA: Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém! PRIMEIRA LEITURA: Ez 37, 12-14 Reflexão: Diante de Yahweh… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 304
  • Encontro de Secretários Paroquiais - OrgSystem

    Realizou-se ontem (04-04-2014) no auditório da Cúria Diocesana, o encontro com os secretários e as secretárias paroquiais de nossa diocese. O objetivo do encontro foi para todos os presentes estarem inteirados com o novo sistema contábil da Diocese da Campanha: OrgSystem. Uma empresa de Franca-SP, responsável pelo novo sistema de informatização de nossas paróquias. Foi um encontro importante e… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 300
  • Igrejas tocarão os sinos no dia da canonização do beato…

      Veja link abaixo:   http://cnbb.org.br/imprensa-1/noticias/13919-igreja-no-brasil-celebra-canonizacao-de-anchieta Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 295
  • Liturgia Dominical - Reflexão das Leituras Bíblicas

    REFLEXÃO DOMINICAL – Domingo (30-03-2014). 4ª Semana da Quaresma – ANO A CRISTO, LUZ PARA NOSSAS TREVAS ORAÇÃO DO DIA: Ó Deus, que por vosso Filho realizais de modo admirável a reconciliação do gênero huamano, concedei ao povo cristão, correr ao encontro das festas que se aproximam, cheio de fervor e exultando de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém! PRIMEIRA… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 349
  • Nota sobre a “ideologia de gênero” no PNE

    Nota sobre a “ideologia de gênero” no PNE Prezados(as) ------------------------(as), Com a renovada esperança recebida de Jesus Cristo, Nosso Senhor, que nasceu e cresceu em estatura, sabedoria e graça na Sagrada Família de Nazaré (cf. Lc 2, 39-40. 51-52), dirigimo-nos a todos para alertá-los a respeito da perniciosa “ideologia de gênero” que pretende ser incluída no sistema educacional… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 522
  • Papa Francisco Propõe o Dia do Perdão

    Veja o link abaixo:   http://cnbb.org.br/imprensa-1/internacional/13898-papa-francisco-propoe-dia-do-perdao Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 276
  • Movimento Fé e Política - Programação

      MOVIMENTO MINEIRO DE FÉ E POLÍTICA ENCONTRO DO MOVIMENTO MINEIRO DE FÉ E POLÍTICA “RAZÕES DA NOSSA ESPERANÇA NUM TEMPO DE CONSTANTES MUDANÇAS” I Pd 3,15   29 e 30.03.2014   OBJETIVO: Proporcionar encontro, formação e troca de experiências entre os militantes do Movimento de Fé e Política no Estado de Minas Gerais.   PROGRAMAÇÃO 29.03.14 Parte da Manhã Mística de Abertura – aprofundando o… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 278
  • Encontro dos Coordenadores das Pastorais Sociais

    Nós, coordenadores paroquiais das Pastorais e Movimentos Sociais – Movimentos de Fé e Política, Pastoral Carcerária, Pastoral da Criança, Pastoral da Ecologia, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade, Pastoral do Migrante, Pastoral do Negro, Pastoral do Surdo, Pastoral Operária, Sociedade São Vicente de Paulo – juntamente com os parceiros Colégio Marista, Equipe de… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 301
  • Romaria - Filhos de Maria - Varginha (MG)

    Os membros do grupo da Romaria "Filhos de Maria", de Varginha (MG), participaram da Celebração Eucarística presidida pelo pároco Pe. Alexandre Costa Solaira, na Paróquia de Santana (Varginha-MG), para envio de mais uma caminhada rumo ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Sairam logo após a Missa (13-03-2014) em uma estimativa de 5 a 7 dias para chegarem ao destino. Oremos a… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 447
  • A verdadeira reforma que o Papa pretende

      "A verdadeira reforma que o papa pretende é a espiritual", afirma o cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.   http://cnbb.org.br/imprensa-1/noticias/13819-cnbb-encerra-reuniao-do-conselho-permanente-com-entrevista-coletiva Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 276
  • Papa Francisco - 1º ano de seu Pontificado

    O papa Francisco completa um ano de pontificado e, neste aniversário, pediu - pela rede social Twitter, que os fiéis rezem por ele. O papa está na cidade de Ariccia, próximo à Roma, onde realiza exercícios espirituais. "Rezai por mim", pediu Francisco na página do Twitter em português, em que tem mais de 900 mil seguidores. Entre os fatos mais marcantes deste primeiro ano de Francisco estão a… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 307
  • Quaresma - Tempo de Oração e Conversão

    Na Quarta-feira de Cinzas, 5, a Igreja Católica iniciou o período da Quaresma, considerado um tempo de conversão. O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, explica que a Quaresma é oportunidade para intensificar a oração pessoal, em família e na comunidade. “É um tempo muito precioso, quando podemos entrar no mistério da dor e o sofrimento de Jesus. Podemos… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 335
  • A água, o lixo e a vida! - Pastoral da Ecologia

    A ÁGUA, O LIXO E A VIDA! "LOUVADO SEJAS, MEU SENHOR, PELA IRMÃ ÁGUAQUE É MUITO ÚTIL, PRECIOSA E CASTA!"(Francisco de Assis, Cântico das Criaturas) Vinte e dois de março!Dia do mineral mais precioso do Planeta: A ÁGUA. Podemos viver sem diamantes, mas jamais viveríamos sem a água. Temos somente um dia do ano para nos lembrar de que a água doce vem se tornando cada vez mais escassa e de pior… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 444
  • Fevereiro 27, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Encontro do Clero de Campanha - Sistema OrgSystem

    Aconteceu na manhã do dia 24-02-2014, no salão do Seminário Diocesano de Nossa Senhora das Dores (Filosofia), o encontro com a presença de todo o clero e de nosso bispo diocesano Dom Diamantino Prata de Carvalho. O assunto principal implicou em conhecer melhor o Sistema de Gestão Diocesana "OrgSystem". A Orgsystem Software trabalha desde 1987 no desenvolvimento de soluções ERP (Planejamento de… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 575
  • Fevereiro 22, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Dom Orani Tempesta é criado cardeal

    O papa Francisco presidiu hoje, 22, solenidade do Consistório para a criação de 19 cardeais, sendo 16 deles eleitores. Na ocasião, celebrada na Basílica de São Pedro, esteve o papa emérito Bento XVI. Entre os novos cardeais está o brasileiro dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, ao qual foi atribuído o título da igreja de Santa Maria Mãe da Providência.… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 509
  • Fevereiro 21, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Posse de Pe. Reginaldo Sebastião de Oliveira

      Aos 17-02-2014, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Três Corações - MG), numa celebração Eucarística festiva e de um grande número de paroquianos, padres e demais presentes, Dom Diamantino de Prata Carvalho deu posse ao Administrador Paroquial Pe. Reginaldo Sebastião de Oliveira e seu Vigário Paroquial Pe. Eduardo Cosme de Oliveira. Desejamos a eles nossos parabéns! Muita força, perseverança… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 541
  • Fevereiro 20, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Papa Francisco inicia seu primeiro Consistório

    A família “é célula fundamental da sociedade humana”, disse o papa Francisco na abertura dos trabalhos do Consistório extraordinário, que teve início hoje, 20, no Vaticano. Para saber mais acesso o link abaixo: http://www.cnbb.org.br/imprensa-1/internacional/13678-papa-francisco-inicia-seu-primeiro-consistorio-sobre-a-familia Fonte: CNBB. Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 418
  • Fevereiro 06, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Encontro Anual de Coordenadores Paroquiais das Pastorais…

    "A comunidade cristã há de marcar sua presença pública no serviço em favor e no cuidado da vida. A paróquia evangeliza através do exercício da caridade. Sem dispensar as muitas iniciativas já existentes na prática da caridade, as paróquias devem cuidar para acolher fraternalmente a todos, especialmente aqueles que estão caídos na beira do caminho. Dependentes químicos, migrantes, desempregados,… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 356
  • Fevereiro 06, 2014 Página Inicial Página Inicial

    VATICANO VERDE

    O Papa Francisco tem dado evidências de que é bastante engajado nas lutas ambientais. A adoção do nome de São Francisco de Assis não foi casual. Pouco após sua eleição, ele justificou a escolha do padroeiro dos animais, que: "nos ensina um profundo respeito por toda a criação e a proteção do nosso meio ambiente, que, com excessiva frequência, em vez de ser usada para o bem, é explorada com… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 443
  • Janeiro 24, 2014 Página Inicial Página Inicial

    “O sacerdócio é escolha de Deus”, disse dom Walmor de…

    No segundo dia do Seminário Nacional sobre a Formação Presbiteral, terça-feira, 21, o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor de Azevedo, apresentou o tema "O sacerdócio de Cristo segundo a Carta aos Hebreus". Dom Walmor citou as orientações do Documento de Aparecida, recordando que a Conferência continua sendo "um horizonte inspirador para a Igreja que devolve a condição honrosa de… Leia Mais +
    Site da CNBB 390
  • Janeiro 24, 2014 Página Inicial Página Inicial

    CNBB divulga cartaz e subsídios da Campanha da Fraternidade…

    Os subsídios da Campanha da Fraternidade 2014 já estão disponíveis nas Edições CNBB. São diversos materiais como o manual, texto base, via sacra, celebrações ecumênicas, folhetos quaresmais, CD e DVD, banner, cartaz, entre outros. Com o objetivo de trabalhar os conteúdos da campanha nas escolas, foram produzidos também subsídios de formação voltados aos jovens do ensino fundamental e médio, além… Leia Mais +
    Site da CNBB 1145
  • Janeiro 24, 2014 Página Inicial Página Inicial

    SIMPÓSIO VOCACIONAL - 16 A 18 DE MAIO DE 2014

    Marcado para os dias 16 a 18 de maio de 2014, com o tema "Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!" o Simpósio Vocacional tem como objetivo aprofundar a questão vocacional, em razão dos 50 anos do Dia Mundial de Oração pelas Vocações e dos 30 anos do primeiro Ano Vocacional no Brasil. O Simpósio está programado para acontecer, simultaneamente, nas cinco macrorregiões Pastorais do… Leia Mais +
    Site CNBB Leste II 991
  • Janeiro 24, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Você sabe como a Bíblia foi escrita?

    Como foram escritos os primeiros livros da Bíblia? Os textos da Bíblia começaram a ser escritos desde os tempos anteriores a Moisés (1200 a.C.). Escrever era uma arte rara e cara, pois se escrevia em tábuas de madeira, papiro, pergaminho (couro de carneiro). Moisés foi o primeiro codificador das leis e tradições orais e escritas de Israel. Essas tradições foram crescendo aos poucos por outros… Leia Mais +
    Site Canção Nova 363
  • Janeiro 24, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Mensagem do Papa para o 48º Dia Mundial das Comunicações

    Boletim da Santa Sé "Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro" Queridos irmãos e irmãs, Hoje vivemos num mundo que está a tornar-se cada vez menor, parecendo, por isso mesmo, que deveria ser mais fácil fazer-se próximo uns dos outros. Os progressos dos transportes e das tecnologias de comunicação deixam-nos mais próximo, interligando-nos sempre mais, e a globalização faz-nos… Leia Mais +
    Site Canção Nova 540
  • Janeiro 24, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Papa convida fiéis a construírem pontes de diálogo

    Na Missa, desta sexta-feira, 24, Papa Francisco dedicou sua homilia para falar da necessidade de escuta e reconciliação. Ele reconheceu que não é fácil construir diálogo com os outros, especialmente quando há algum rancor; mas, segundo ele, o cristão precisa seguir o caminho da humildade ensinado por Jesus. A homilia de hoje deu continuidade às reflexões do Papa ontem, quando ele falava dos… Leia Mais +
    Site Canção Nova 432
  • Janeiro 24, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Dom Giuseppe fala sobre programa da viagem do Papa à Terra…

    O Papa Francisco visitará a Terra Santa a partir do próximo dia 24 de maio, até o dia 26. Embora o programa da viagem ainda não esteja totalmente definido, o Núncio Apostólico em Israel e Delegado apostólico em Jerusalém e Palestina, Dom Giuseppe Lazzarotto, adiantou alguns dos lugares de peregrinação do Santo Padre, ressaltando a possibilidade de mudanças no roteiro. Segundo Dom Giuseppe, o… Leia Mais +
    Site Canção Nova 381
  • Janeiro 21, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Convite Pastoral Litúrgica

    Boa Esperança, 12 de janeiro de 2014. Solenidade do Batismo do Senhor. Caro(a) irmão(ã); Mais um ano se inicia e com entusiasmo queremos partilhar nossas experiências para fortalecer o trabalho de nossos agentes na Liturgia. É na partilha e no encontro que fortalecemos nossa ação pastoral e buscamos aprimorar a cada passo nosso conhecimento da Liturgia. Assim, gostaríamos de contar com a presença… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 617
  • Janeiro 15, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Briguei com meu amigo! O que fazer?

    Muitos processos de amizade sofrem rompimentos ao longo da vida. Muitos são os motivos que desencadeiam esses rompimentos; desde uma simples palavra mal interpretada até uma complexa traição de confiança. Quando a amizade é abalada, acontece o rompimento e surge a mágoa, a revolta, o desejo de vingança e outras inúmeras atitudes que brotam dessa situação conflituosa. Muitos, após um período de… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 467
  • Janeiro 15, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Orçamento familiar: um papo para todos!

    Começo de ano, sempre há muitas contas para pagar: despesas com a escola, com o carro, com as festas do fim de ano e tudo o que é típico desta época. Problemas à vista? Não, caso você decida organizar suas finanças. A melhor situação, nesse caso, quando falamos do orçamento familiar, é tratar do assunto em família. Em muitas casas, apenas o marido é responsável por trazer a renda para casa. Em… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 491
  • Janeiro 15, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Sinalização é instalada em caminho religioso da Estrada Real

    As placas de sinalização do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) começaram a ser instaladas nesta terça-feira, 14. A primeira placa foi colocada no último dia 12 de dezembro, no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade. Nessa primeira etapa, que deve ser concluída no dia 23 de janeiro, serão instalados, além de 26 placas interpretativas, 16 pontos de estacionamento para bicicletas. Serão… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 522
  • Janeiro 15, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Igreja Católica no Sudão do Sul lança campanha de oração

    A Igreja Católica no Sudão do Sul lançou uma campanha de oração e jejum pela paz no território. O conflito armado entre grupos rebeldes, pela posse da região petrolífera de Malakal, já causou dez mil mortes e provocou a fuga de mais de 400 mil pessoas para países vizinhos. A iniciativa é do bispo de Tombura-Yambio, Dom Barani Eduardo Hiiboro Kussala, que convocou um mês de oração para que se… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 523
  • Janeiro 15, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Papa nomeia novo bispo para Bom Jesus de Gurgueia (PI)

    O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 15, o padre Marcos Antônio Tavoni como bispo da diocese de Bom Jesus de Gurgueia (PI). Até então, ele era pároco da paróquia Cristo Redentor, em Taguatinga Norte (DF). Padre Marcos vai suceder Dom Ramón López Carrozas, que teve sua renúncia aceita pelo Pontífice por motivo de idade. O sacerdote nasceu na cidade de São Carlos (SP), em 21 de abril de… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 511
  • Janeiro 15, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Processos de canonização terão custos mais acessíveis

    Entrou em vigor no início deste ano a "lista de preços de referência" que postuladores e autores das causas de canonização devem utilizar. A lista diz respeito aos gastos financeiros de processos de canonização em que homens e mulheres, a pedido do povo de Deus, recebem as honras dos altares. Segundo o site de notícias do Vaticano, trata-se de uma novidade embasada num "sentido de sobriedade e… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 320
  • Janeiro 15, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Papa destaca a transmissão da fé a partir do batismo

    Papa Francisco reuniu-se com os fiéis, na Praça São Pedro, nesta quarta-feira, 15, para a tradicional audiência geral. Ainda falando sobre o batismo, como na catequese passada, Francisco destacou que este sacramento torna o homem membro do Corpo de Cristo e do povo de Deus. O Santo Padre lembrou que da mesma forma como se transmite a vida de geração em geração, assim acontece com a graça… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 417
  • Janeiro 15, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Senhor, ensina-nos a orar!

    É interessante que os discípulos de Jesus, ao verem-No todos os dias sair para rezar, também foram cultivando no coração este desejo, a ponto de um dia pedirem a Ele: "Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos"( Lc 11,1b), e Jesus foi pronto em ensinar: "Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja o teu Nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 587
  • Janeiro 15, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Pastoral Carcerária pede solução para presídios maranhenses

    A Pastoral Carcerária do Brasil e a Associação para a Prevenção da Tortura (APT), com sede na Suíça, emitiram nesta terça-feira, 14, uma nota para manifestar repúdio às gravíssimas violações de direitos humanos ocorridas no sistema carcerário maranhense. As associações declaram ainda a sua grande preocupação pela ausência de medidas concretas por parte das autoridades estaduais das três esferas… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 401
  • Janeiro 15, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Cristãos católicos são presos por se reunirem para rezar

    A Agência católica de notícias Fides informou nesta terça-feira, 14, a prisão de quatro cristãos no Irã durante as festas de final do ano. A prisão ocorreu porque o grupo se reuniu para rezar em uma residência na cidade de Karaj. Durante uma ronda policial, foram presos Sara Rahimi-Nejad, Mostafa Nadri, Majid Sheidaei e George Isaia. Segundo a agência, objetos pessoais como livros, cds,… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 478
  • Janeiro 15, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Papa anuncia nomes de novos cardeais, entre eles Dom Orani…

    Após o Angelus deste domingo, 12, Papa Francisco anunciou os nomes dos bispos/arcebispos que serão criados cardeais no próximo consistório, a ser realizado em 22 de fevereiro deste ano. Entre eles, está o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Disse o Papa: "Rezemos pelos novos cardeais, a fim de que, revestidos das virtudes e dos sentimentos do Senhor Jesus Bom Pastor, possam… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 306
  • Janeiro 15, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Papa reflete sobre o verdadeiro testemunho cristão

    Na Missa desta terça-feira, 14, Papa Francisco inspirou-se nas figuras presentes nas leituras do dia para destacar que a novidade trazida por Jesus é o amor de Deus por cada um. Ele também fez um alerta em relação às atitudes hipócritas e legalistas que afastam o povo da fé. Francisco concentrou-se em quatro modelos de crente: Jesus, os escribas, o sacerdote Eli e seus dois filhos, também estes… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 421
  • Janeiro 07, 2014 Página Inicial Página Inicial

    Papa fala da necessidade de vigiar o coração para escutar…

    O Papa Francisco retomou, nesta terça-feira, 7, as tradicionais Missas na Casa Santa Marta. Nesta primeira homilia, após as festividades natalinas, o Santo Padre destacou que o caminho de Jesus é do serviço e da humildade, algo que todos os cristãos são chamados a seguir. As reflexões do Papa partiram de uma exortação do apóstolo João na Primeira Leitura: "Permaneçam no Senhor". Trata-se, segundo… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 325
  • Dezembro 30, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Porta-voz do Vaticano faz balanço da sucessão papal em 2013

    A renúncia de Bento XVI, a eleição do Papa Francisco. 2013 foi um ano agitado para a vida na Igreja. Neste fim de ano, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, fez um balanço desses acontecimentos marcantes para a vida da Igreja. O sacerdote acredita que a renúncia e a consequente escolha de um novo Papa marcaram este ano e marcarão também as próximas épocas da Igreja. "Eu penso, de… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 370
  • Dezembro 30, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Confira as celebrações com o Papa Francisco no último dia…

    O Ano Novo se aproxima e, no Vaticano, fiéis preparam-se para as celebrações com o Papa Francisco neste último dia de 2013 e nos primeiros dias de 2014. Nesta terça-feira, 31, véspera de Ano Novo e solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, o Pontífice preside as primeiras vésperas e o Te Deum em agradecimento pelo ano passado. A solenidade será, às 17h (horário local, 14h em Brasília), na Basílica… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 303
  • Dezembro 30, 2013 Página Inicial Página Inicial

    O que fazer do ano que está para começar?

    E agora? O que fazer do ano que está para começar? O primeiro passo é reconhecer que o tempo e as capacidades foram dadas de presente. Deus não precisa fazer previsões, mas oferece um momento depois do outro, com calma até para nos permitir curtir, a cada dia, Suas riquezas e possibilidades para a nossa felicidade. Sabemos que se o Senhor não construir a casa, em vão trabalham os que a edificam… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 503
  • Dezembro 30, 2013 Página Inicial Página Inicial

    10 Conselhos do Papa Francisco para os jovens

    1) Ter um coração jovem sempre: "Vós tendes uma parte importante na festa da fé! Vós nos trazeis a alegria da fé e nos dizeis que devemos vivê-la com um coração jovem sempre: um coração jovem, mesmo aos setenta, oitenta anos! Coração jovem! Com Cristo o coração não envelhece nunca!" (Homilia de Domingo de Ramos 24/03/2013 – Dia da Juventude) 2) Ir contra a corrente: "Sim, jovens, ouvistes bem: ir… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 530
  • Dezembro 27, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Pastoral da Sobriedade em Passa Quatro

    Dia 17 de dezembro de 2013, na Paróquia de São Sebastião em Passa Quatro/MG, às 19h,foi celebrada Missa de envio dos Agentes da Pastoral da sobriedade, pelo Padre Robson Antônio leite, Pároco de Virginia. Para implantação do Grupo de Auto Ajuda partir do dia 23 de dezembro de 2013 às 20h, toda segunda-feira, no Salão Paroquial na Rua cônego Olavo, 56 centro. Estava presente Aparecida Furtado… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 522
  • Dezembro 27, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Religiosa deixa família e passa Natal com moradores de rua

    Praça da Sé, São Paulo. Um grupo de católicos sai às ruas, às vésperas do Natal, para ser companhia àqueles que - numa data onde a presença é tão importante - estão sozinhos. O grupo passa o Natal com os mendigos e andarilhos que fazem das ruas de São Paulo suas casas. "É uma experiência única! É poder sentir, no coração, que você está acolhendo o Menino Deus; ali você vive realmente o Natal. É… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 502
  • Dezembro 27, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Entronizemos a Sagrada Família em nossas casas

    Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 579
  • Dezembro 23, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Dar lugar a Jesus, e não às compras, diz Papa em homilia

    Às vésperas do Natal, Papa Francisco celebrou a Missa, na Casa Santa Marta, nesta segunda-feira, 23, convidando os fiéis a manter o coração aberto e dar espaço a Jesus, e não às compras e ao barulho. O Santo Padre destacou a necessidade de vigilância nesse tempo de espera pelo Senhor. Em especial, nestes dias que antecedem o nascimento de Jesus, Francisco disse que a Igreja, como Maria, está à… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 407
  • Dezembro 18, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Tenhamos os pensamentos e os sentimentos de Cristo

    A Palavra do Senhor fala que "a boca fala do que o coração está cheio". No entanto, a pergunta que fica é: cheio de quê? Cabe a cada um de nós observar as nossas ações, as nossas palavras, os nossos pensamentos, os nossos sentimentos. Assim, logo perceberemos o que está ocupando espaço no nosso coração. Nós precisamos ser cheios dos pensamentos e sentimentos de Cristo, "para que saibamos… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 401
  • Dezembro 18, 2013 Página Inicial Página Inicial

    10 dicas para viver bem um relacionamento

    Uma equipe de psicólogos e especialistas americanos, que trabalhava com terapia conjugal, elaborou os 'dez mandamentos do casal'. Gostaria de analisá-los, já que trazem muita sabedoria para a vida e a felicidade dos casais. É mais fácil aprender com o erro dos outros do que com os nossos próprios. 1. Nunca irritar-se ao mesmo tempo A todo custo, evitar a explosão. Quanto mais a situação é… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 606
  • Dezembro 18, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Papa Francisco celebra 77 anos de vida

    Católicos de todo o mundo celebram, nesta terça-feira, 17, o dom da vida de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. O Pontífice completa hoje 77 anos de vida. Para comemorar a data, o Vaticano lançou um álbum de fotografias com citações de Francisco. Intitulado "A ternura de Deus expressa-se nos sinais", o pequeno livro está disponível on-line, no site oficial do Vaticano, e traz o link para o… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 491
  • Dezembro 18, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Mensagem de Natal

    Aos ouvintes da Rádio Diocesana AM, Neste Natal vamos pedir ao menino JESUS que nos traga PAZ, AMOR, COMPREENSÃO e acima de tudo SAÚDE. Por tudo de bom que VOCÊ possa representar... Desejo que Deus esteja sempre no seu caminho... Que os Anjos estejam sempre ao seu redor, que tudo de bom possa te acontecer... Que ao receber este pequeno gesto de carinho, você lembre o quanto é importante para… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 547
  • Dezembro 18, 2013 Página Inicial Página Inicial

    ADOREMOS O SENHOR!

      A palavra Senhor vem do Latim "dominus" e quer dizer Dono, aquele que tem poder e autoridade sobre, que dispõe de seus bens como quiser. E quando permitimos que Jesus passe a ser Nosso Senhor, acontece algo maravilhoso: ao invés de nos tornarmos escravos, passamos a ser verdadeiramente livres. Este é o grande sentido do Natal: Jesus quer nascer em nossos corações e quer ser nosso Senhor, não… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 724
  • Dezembro 09, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Hino da CF 2014 está disponível em CD nas livrarias…

    O CD com o Hino da Campanha da Fraternidade (CF) de 2014 e os cantos para a Quaresma já estão disponíveis nas livrarias católicas de todo país. O hino foi escolhido a partir do concurso e teve a aprovação final dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral. De acordo com o assessor da Comissão Episcopal para a Litúrgia da CNBB, padre José Carlos Sala, o hino "é indicado especialmente para ser cantado… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 708
  • Dezembro 09, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Movimento dos Focolares pede beatificação de Chiara Lubich

    A presidente dos Focolares, Maria Voce, pediu a abertura do processo de beatificação da fundadora do movimento, Chiara Lubich. O documento é datado de 7 de dezembro, último sábado, e foi apresentado ao bispo de Frascati, na Itália, Dom Rafaello Martinelli. "Este ato convida todos nós a uma santidade ainda maior, a construí-la dia após dia na nossa vida, para contribuir para o surgimento daquela… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 518
  • Dezembro 02, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Assembleia Diocesana do Movimento de Fé e Política

    Às Lideranças Paroquianas; Caríssimos (as) irmãos (as), Vimos, através desta, dar conhecimento a todos que acontecerá, no dia 14 de dezembro, uma Assembleia Diocesana do Movimento Fé e Política para uma reflexão; planejamento estratégico para o novo ano e outros assuntos. A sua participação é muito importante para continuarmos a fazer com que o Movimento cresça em todos os aspectos de fé e… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 503
  • Dezembro 02, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Confira as intenções de oração do Papa para dezembro

    Neste mês de dezembro, o Papa Francisco reza pelas crianças vítimas de violência e pela preparação para o Natal. Na intenção geral, o Santo Padre reza para que as crianças abandonadas ou vítimas de violência encontrem o amor e a proteção de que precisam. A preparação para o Natal está na intenção missionária. Francisco reza para que os cristãos, iluminados pelo Verbo Encarnado, preparem a vinda… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 470
  • Dezembro 02, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Advento: abra o coração para acolher o Menino Jesus

    Neste domingo, 1º de dezembro, a Igreja inicia um novo tempo litúrgico de preparação para a segunda maior festa cristã: o nascimento do Nosso Senhor. O tempo do Advento tem duração de quatro semanas, dessa forma, a cada domingo, uma vela é acesa representando a aproximação da chegada do Salvador. Este período litúrgico se estende até a solenidade do Natal e é dividido em dois momentos: no… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 620
  • Dezembro 02, 2013 Página Inicial Página Inicial

    Natal é encontrar-se, de coração aberto, com Jesus, diz…

    Preparar-se para o Natal com a oração, a caridade e o louvor é manter o coração aberto para deixar-se encontrar pelo Senhor que tudo renova. Este foi o convite feito pelo Papa Francisco, na Missa celebrada, nesta segunda-feira, 2, na Casa Santa Marta. A homilia insere-se no tempo litúrgico do Advento, iniciado, neste domingo, 1º de dezembro. Francisco recordou que, nestes dias, se inicia um novo… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 606
  • Dezembro 02, 2013 Página Inicial Página Inicial

    CELEBRAR O NATAL COM FRANCISCO

    A Tradição reza que Francisco de Assis reinventou o Presépio. Preparou tudo com carinho, numa gruta, em Greccio. Corria o ano 1223. Os frades e muitos fiéis acorreram. Todos se encantaram, quando Francisco cantou o Evangelho da noite santa. Os presentes atestaram: o Menino sorriu-lhe do Presépio. Neste ano, em julho, tivemos a visita do Papa Francisco. Também ele veio reacender em nós a fé e a… Leia Mais +
    Secretaria de Pastoral 671