PADROEIRA

CarmoBem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, ou simplesmente Nossa Senhora do Carmo, tão cara à piedade do povo cristão no mundo inteiro, e ligada de modo especial à vida da grande família religiosa carmelitana, é a padroeira da Diocese da Campanha.

A pedido do Bispo Diocesano, do Cabido e dos fiéis, foi proclamada Patrona Principal da Diocese, em 11 de Fevereiro de 1925.

O pensamento volta-se para a montanha sagrada, que no mundo bíblico é sempre considerada como símbolo de graça, de bênção e de beleza. Naquela montanha os carmelitas dedicaram à Virgem Mãe de Deus, "Flos Carmeli" (Flor do Carmelo), que possui a beleza de todas as virtudes, a sua primeira igreja, exprimindo assim a própria vontade de se confiarem completamente a Ela e de ligarem de modo indissolúvel o próprio serviço a Maria com o serviço em atenção a Cristo.

Os grandes místicos carmelitanos entenderam a experiência de Deus na própria vida como um "caminho de perfeição" (Santa Teresa de Jesus), como uma "subida ao Monte Carmelo" (São João da Cruz). Neste itinerário está presente Maria. Ela torna-se, enquanto Virgem Puríssima, modelo do contemplativo, sensível à escuta e meditação da Palavra de Deus e obediente à vontade do Pai, por meio de Cristo no Espírito Santo. Por isso no Carmelo floresce uma vida de intensa comunhão e familiaridade com a Virgem Santa, como "maneira nova" de viver para Deus e de continuar aqui na terra o amor do Filho Jesus a Maria sua Mãe.