Tribunal Eclesiástico Diocesano

Os tribunais eclesiásticos que tem a finalidade de julgarem as causas e contendas que possam existir na Diocese, menos as reservadas a Santa Sé. Portanto, nosso tribunal eclesiástico diocesano exerce em nome e vez do Senhor Bispo o poder judiciário na Diocese.

Particularmente, de maneira especial, tem, entre as demais causas e processos, a finalidade de analisar e efetuar os pedidos de Declaração de Nulidade Matrimonial. Sendo assim, a grande maioria de nosso trabalho e de nossos processos estão destinados a busca e análise da nulidade dos matrimônios que já se desfizeram e, que devido a determinadas circunstâncias podem ou não serem declarados nulos, ou seja, por essas circunstâncias estabelecidas pelo Código de Direito Canônico, o referido matrimônio pode ser declarado nulo.

Desta forma, os referidos cônjuges recebem a declaração daquele matrimônio outrora celebrado e lhe é permitido casar validamente na Igreja.

1 - Moderador do Tribunal: Dom Pedro Cunha Cruz.

2 - Vigário Judicial: Frei Paulo F. Massolini, OSA.

3 - Vigário Judicial Adjunto: Pe. José Procópio Júnior.

4 - Oficial Notários(a): José Marciano da Fonseca Lemes e Cirlene Maria de Oliveira Fonseca.

Contatos com Tribunal Eclesiástico Diocesano:

Endereço: Rua Maestro Pompeu, 150, Centro

Caixa Postal 14.