Notícias do Diaconado Permanente na Diocese da Campanha

LogoNo dia 29 de Abril, reuniu-se a Comissão responsável pela implantação do diaconado permanente em nossa Diocese. Ela é composta pelos seguintes membros: Diác. Wendel Rezende (coordenador), Pe. Aloísio Dias (diretor espiritual), Pe. Lucas Reis (assessor canônico), Pe. Edson Pereira (assessor litúrgico), Sr. Marcelo Dantas (secretário) e Sr. Nardeli Martins (tesoureiro).

No decorrer da reunião, foram discutidos e aprimorados o Estatuto da Comissão e o Diretório Diocesano dos Diáconos Permanentes, o Regulamento e o Projeto Pedagógico da Escola Diaconal São Lourenço Mártir. Também foram elaboradas as propostas para a formação dos aspirantes e candidatos ao ministério ordenado, bem como algumas ideias para a divulgação do diaconado permanente em âmbito diocesano, forâneo e paroquial. Tudo isso a ser desenvolvido nos próximos meses.

No último sábado, dia 13 de Maio, o Diác. Wendel Rezende esteve no módulo da Escola Diocesana de Teologia para ministrar uma disciplina e, na ocasião, fez o primeiro contato da Comissão com os aspirantes ao diaconado permanente que participam do curso de Teologia. Apresentou-lhes as orientações da Igreja e da Diocese quanto à formação dos futuros diáconos e explicou-lhes os próximos passos que serão dados no itinerário formativo, que tem duração de 4 anos.

Cerca de 30 aspirantes se inscreveram para a caminhada vocacional rumo ao ministério ordenado, além de 2 que já possuem formação teológica.. Outros vocacionados, ainda não aptos para a formação específica, foram aconselhados a continuar o processo de discernimento junto às suas famílias e comunidades de origem.