ENCONTRO DIOCESANO DE ANIMADORES DE CÍRCULOS BÍBLICOS

IMG 0741A segunda prioridade do IV Plano Diocesano de Pastoral de Conjunto, Dimensão Bíblico-Catequética, tem como meta a formação de Círculos Bíblicos. Por isso, neste sábado, 1º de abril, reuniram-se no Centro de Formação Pastoral, em Três Corações, 105 membros de 32 Paróquias de 25 cidades de nossa Diocese para o Primeiro Encontro de Formação de Animadores de Círculos Bíblicos.

O Encontro teve início com a acolhida e oração preparados pela equipe da cidade de Itamonte, com uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Logo após, os participantes, ainda na parte da manhã, contaram com a rica contribuição do Padre José Luiz Gonzaga do Prado, biblista e exegeta, da Diocese de Guaxupé, que de forma simples e dinâmica falou sobre como ser um bom Animador de Circulo Bíblico.

Padre José Luiz destacou a importância de os animadores serem pessoas cuidadosas, discretas, dispostas a estarem sempre juntos dos membros de seu Círculo. Mostrou a grandeza que os Círculos têm em trazer vida às pessoas, cuja missão no mundo é ter ouvidos e olhos abertos e mãos e pés desatados, fazendo referência ao Evangelho do 5º Domingo da Quaresma, sobre a morte e ressurreição de Lázaro. Reforçou ainda que devem ser pessoas atentas, pois não podem esquecer que promovem vidas, por isso não podem ter pressa, mas paciência, pois cada pessoa tem seu tempo. Todos são importantes! O Animador é apenas uma pessoa para organizar e conduzir os encontros no Circulo. Ele deve saber a hora de crescer e a hora de diminuir, para que o outro possa aparecer e ser ouvido.

Logo após o almoço, os participantes foram divididos em grupos por foranias, para discutirem dois pontos importantes, à luz do que foi aprendido na parte da manhã. Eles deveriam dar notícias de como estão suas Paróquias com relação aos Círculos Bíblicos e/ou Setores Missionários; e como animar estes grupos a partir do que foi dito pelo Padre José Luiz. No fim do trabalho, cada forania escolheu duas pessoas para serem os Animadores Foranios dos Círculos Bíblicos.

Depois da apresentação das respostas de cada grupo, padre Jean Steferson Pereira, assessor dos Círculos Bíblicos da Diocese da Campanha, falou sobre a proposta da Diocese e como será o trabalho realizado nas Paróquias. Informou que o tema a ser estudado neste ano de 2017 será o Ano Nacional Mariano, e disse que o material de trabalho nos Círculos Bíblicos já está quase pronto. O material foi confeccionado por padres, religiosos, seminaristas e leigos. Possui 14 encontros, 2 para cada mês, de maio a novembro. Destacou ainda que os Círculos Bíblicos são pequenos, simples e constante, que cada um deve contar com uma media de 12 participantes. O material ficará pronto ainda no mês de abril, e já tem um pedido inicial de 15 mil exemplares que será distribuído pelas Paroquias de nossa Diocese.

No final do encontro, foi rezado o Magnificat, e após a benção do padre Jean Steferson, todos os participantes lancharam e voltaram para suas cidades.Esperamos, de forma animada e confiante, que este projeto seja acolhido e trabalhado por toda a nossa Diocese.

Mariana Bueno - Paróquia do Mártir São Sebastião (Varginha/MG)