Congregação Betharramita - Falecimento do Pe. Enrique Lausén

Padre-Enrique-LasuenPadre Enrique Lasuén, faleceu hoje em Belo Horizonte, às 07:30 da manhã, depois de longo tempo de enfermidade. Padre Enrique nasceu em 20/07/1922, na Argentina, membro da Família Religiosa Betharramita.

Ele celebrou este ano 94 anos de vida e 68 anos de ordenação sacerdotal. Chegou para trabalhar no Brasil em 1948, começando por Passa Quatro, onde permaneceu primeiro por três anos, transferindo-se depois para Conceição do Rio Verde, exercendo o trabalho de reitor no Seminário Menor da Congregação. Em 1957 foi nomeado Mestre de Noviços em Passa Quatro. Ainda em Passa Quatro recebeu o cargo de Superior Maior da Congregação, como Vice-Provincial. Na diocese da Campanha esteve sempre disponível para ajudar os vigários da vizinhanças.

No ano 1961 começa em Belo Horizonte a casa de formação para os escolásticos, tempo do estudo de Filosofia e Teologia, e aí teve  a responsabilidade de acompanhar os estudantes e sendo vigário da nova paróquia no bairro de Nova Granada. No Ano 1983 assumiu em São Paulo, a paróquia Nossa Senhora do Belo Ramo, também confiada aos betharramitas, onde permaneceu por 10 anos como pároco. E de 1993 até a data de hoje ajudou nos trabalhos pastorais nas comunidades de Belo Horizonte. Padre Enrique parte para junto do Pai deixando marcas para os betharramitas e para muitos que tiveram a graça de conviver e trabalhar com ele.

Um padre de bastante oração, corajoso nos trabalhos e diante das pedras do caminho. Sua marca foi sempre a alegria, mesmo nas horas sombrias de seu caminhar. Por onde Pe. Enrique trabalhou estão os testemunhos do seu agir como religioso e padre. Em todos os lugares se pode observar as obras plantadas, como construção de igrejas, casas paroquiais. Quem bem conheceu Pe. Enrique guardará dele o seu otimismo. Nunca tinha boca para reclamar de alguma coisa. Era um otimismo permanente. Com certeza, agora bem perto de Deus, estará intercedendo pela sua família religiosa e por tantos amigos que deixou passando neste mundo. Pe. Enrique descanse em Paz!

Colégio São Miguel - Passa Quatro - MG