Formatura dos Detentos

Foto-00Na manhã do dia 17 de novembro uma representação da Pastoral Carcerária da Diocese participou, no Salão do Juri do Fórum de Varginhade uma solenidade de formatura dos detentos dos cursos de pedreiro e soldador do Presídio de Varginha. Esses cursos foram realizados em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, o Conselho da Comunidade, a Vara de Execuções Penais da Comarca de Varginha e a Associação dos Engenheiros.

No evento houve belas apresentações do Coral do Presídio e com pronunciamentos de autoridadesDr. Wilson (juiz de direito da vara criminal), Rodolfo (diretor do presídio), Élton (diretor adjunto do presídio), José Henrique (Maestro do coral de São Lourenço) e Pe Josimar (assessor da Pastoral Carcerária da Diocese da Campanha), dentre elas destacamos a fala Dr. Wilson (juiz de direito da vara criminal) quando destacou que acredita na ressocialização do preso e enfocou as suas atividades dentro deste objetivo, como a realização de muitas audiências de custódia (A audiência de custódia é o instrumento processual que determina que todo preso em flagrante deve ser levado à presença da autoridade judicial, no prazo de 24 horas, para que esta avalie a legalidade e necessidade de manutenção da prisão).

No discurso do Sr. Wilson, ele afirmou que trabalho e educação são pilares fundamentais na recuperação da pessoa. Sua fala deixou claro também a precariedade da estrutura do presídio de Varginha, chamado por ele de “masmorra do século XXI”. Ainda destacou que se sente profundamente feliz com as ações do Papa Francisco junto aos excluídos, dentre eles os presos, o que muito o têm motivado seus trabalhos.

Coordenação da Pastoral Carcerária Diocesana