SEMANA PAROQUIAL DA MISERICÓRDIA

foto3“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). 

Aconteceu entre os dias 17 e 22 de outubro, a Semana Paroquial da Misericórdia, promovida pelos Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia da Paróquia Santo Antônio da Campanha.

O evento trouxe como tema central “Misericórdia e Justiça no cuidado da Casa Comum”, escolhido por ocasião do Ano Santo da Misericórdia e a Campanha da Fraternidade 2016, que nos convida a refletir sobre o cuidado da Casa Comum com base na Encíclica Laudato Si (Louvado Sejas) escrita recentemente pelo Santo Padre, o Papa Francisco, que nos exorta a colocar como obra de misericórdia, o cuidado da criação.

Desde o princípio, a justiça social (Êx22:21-23;23:2-9; Lv 19:10; Pv 14:31; 29:7) fez parte das leis de Deus e de seu ideal para seu povo. A justiça social é a intenção original de Deus para a sociedade humana: um mundo em que as necessidades básicas são satisfeitas, as pessoas prosperem e a paz reine.

Durante toda semana vários temas foram abordados, que nos levaram à compreender um pouco mais a Misericórdia e a Justiça de Deus, o cuidado com a Casa Comum, sendo a primeira casa o nosso coração.

Ministraram palestras os Reverendíssimos Padres Rogério Ferreira da Silva, Carlos Henrique Machado Paiva, Reginaldo Sebastião Oliveira e o Cônego Luzair Coelho de Abreu. Ainda, houve debates e rodas de conversas sobre Ano Santo da Misericórdia ministrado pelo Irmão Augusto Cezar, da Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração e o Seminarista Vinícius Thiago Amaral.

 No primeiro momento refletimos sobre o tema “Cuidado da Casa Comum como Obra de Misericórdia”; sobre isso, nos orienta o Santo Padre, Papa Francisco, “É preciso que tenhamos como obra de misericórdia espiritual “a grata contemplação do mundo” e a corporal, os “simples gestos quotidianos” que permitem quebrar “a lógica da violência, da exploração, do egoísmo”.

No Jubileu da Misericórdia, Ano Santo Extraordinário que acontece até o dia 20 de novembro de 2016, nos propomos a reconhecer os pecados que cometemos contra a criação, para que seja possível “dar passos concretos no caminho da conversão ecológica”.

 Em uma de suas várias mensagens o Santo Padre, Papa Francisco, nos ensina: “Habitados por tal arrependimento, podemos confessar os nossos pecados contra o Criador, contra a criação, contra os nossos irmãos e irmãs”, ou seja, podemos e temos condições de cuidar da nossa casa comum, buscando diariamente a conversão, o perdão, a boa convivência com os outros e acima de tudo cuidar de nós mesmos, entendendo que somos limitados e pecadores, e assim saber que onde Deus faz morada, onde Deus revela sua face e a beleza da criação, tudo isso começa em nós e por nós. Toda a Criação é bela, seja mineral, vegetal ou animal; e tudo foi feito para o homem. “O homem é a única criatura que Deus quis por si mesma” (GS, 24). Tudo é fruto da misericórdia divina: “Os Céus e a Terra proclamam a Vossa glória!”

Refletimos a Misericórdia e a Justiça como marcas do povo de Deus, como atributo máximo da nossa salvação e como bem comum dado por Deus a nós. Misericórdia é quando a miséria do outro nos toca profundamente, é quando temos a capacidade de trazermos o outro para dentro de nós mesmos; quando o nosso coração é mísero, aberto e despojado, temos a possibilidade de acolher as outras pessoas dentro dele e sermos misericordiosos para com eles.

A Justiça é dar a cada um aquilo que lhe é devido. A justiça de Deus não é a mesma que humanamente conhecemos, aquelas que estão ligadas ao cumprimento da lei. Quando passamos a pensar em justiça de Deus, compreendemos que, o seu fundamento é o amor e é a partir do amor de Deus que seremos julgados, assim como diz São João da Cruz “no anoitecer da vida, seremos julgados pelo amor”.

Não podemos e nem devemos falar de misericórdia e justiça separados. No coração de Deus a misericórdia abrange a justiça, mas não se submete às leis e julgamentos humanos, é superior, pois, vem de um Deus que é misericordioso e que a pratica, baseada no amor em plenitude.

Dentre outras, refletimos sobre a parábola do Pai Misericordioso (O Filho Pródigo - Lucas 15,1-3. 11-31). Essa parábola vem como uma história que nos mostra as imagens e figuras concretas, de um Pai que é pura misericórdia e de um o filho que além de pedir sua parte da herança, corta relações com o seu pai e sai de casa, gasta todo o dinheiro que recebeu sem qualquer escrúpulo, e com isso perdeu sua dignidade e o que ele acreditava ser importante: o dinheiro. Com o passar do tempo, lembrou que os empregados do pai comiam com fartura, mas ele, naquele momento precisava ao menos da comida que alimentava os porcos para sobreviver.

Nesse estado miserável, de pecado e dor que o filho se encontrava, não resistiu e decidiu voltar pra casa de seu Pai e esse Pai o esperava todos os dias. Quando o filho chegou, seu pai o avistou de longe e foi logo ao seu encontro, e ouviu seu filho: “Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados”. E o pai cheio de amor e compaixão apenas o cobriu de beijos, o abraçou e disse aos seus empregados: “Trazei depressa a melhor túnica e vista-lhe, dai-lhe um anel para o dedo e sandálias para os pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o; vamos fazer um banquete e alegrar-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado” (Lucas 15, 11-31).

O Pai poderia ter dado ao filho uma bronca, talvez nem o aceitar de volta, porém, o pai agiu como um verdadeiro pai misericordioso, cobriu-o de beijos, devolveu a ele a dignidade, a vida novamente e mostrou ao filho que seu amor por ele era imenso.

É dessa forma que Deus age, Ele nos acolhe, nos abraça, se enche de compaixão por nós e vem ao nosso encontro e nos pede para ficarmos junto d’Ele. Sua Misericórdia nos é revelada todos os dias... muito ele tem a nos dar pois sua misericórdia é infinita.

A misericórdia de Deus é o atributo máximo da nossa salvação, e quando falamos em salvação, para consegui-la, não basta ter fé. Nós precisamos mostrar essa fé em nossa casa, testemunhá-la e vivenciá-la (Atos 4:10, 12; Romanos 10:9, 10; Hebreus 5:9). A salvação não depende de nós. A salvação é dom de Deus (Efésios 2:8, 9). Que possamos abrir o nosso coração e acolher a salvação que Deus oferece incessantemente a nós pecadores.

O nome de Deus é misericórdia: com esse pensamento, o Papa Francisco iniciou a Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Desta forma, aprendemos que é possível ver, sentir e ser tocado pela Misericórdia, pois em todas as ações de Jesus vemos a misericórdia do Pai. A misericórdia é o caminho de união entre Deus e o homem, é sempre assim que Deus vem ao nosso encontro, através da misericórdia, vemos toda manifestação do amor de Deus.

Quando falamos em Ano da Misericórdia, entendemos que, de maneira muito especial, Deus vem manifestar todo seu amor como sempre o faz, porém, de maneira ainda mais intensa, forte e precisa, pois Ele estará derramando seu manancial de amor e misericórdia abundantemente sobre todo o seu povo.

Nesse ano que estamos vivendo, somos convidados a conhecer mais sobre este poder da misericórdia de Deus que tudo vence, enche o coração de amor e consola com o perdão.

Quando olhamos para algumas realidades desse tempo, vemos o quanto é necessário repetir o que São João Paulo II dizia: “Há uma urgência de anunciar e testemunhar a misericórdia de Deus. (...) É tempo de regresso ao essencial, para cuidar das fraquezas e dificuldades dos nossos irmãos. O perdão é uma força que ressuscita para nova vida e infunde a coragem para olhar o futuro com esperança”. Precisamos levar muitos irmãos a se encontrarem com a misericórdia, viver e sentir de verdade todo esse amor infinito que vem de Deus, mesmo sendo eu, você, miseráveis pecadores, é a nós que Ele quer atingir com os raios de sua misericórdia .

A Semana Paroquial da Misericórdia 2016 encerrou-se com a Santa Missa às 18h30m na Catedral de Santo Antônio, dia de São João Paulo II. A celebração foi presidida pelo Reverendíssimo Cônego Luzair Coelho de Abreu, Pároco e Cura da Catedral da Campanha.

Por fim, no dia 23/10 (domingo) aconteceu a Peregrinação pelos locais santos de nossa cidade, selando toda semana de formação e oração que vivemos. A peregrinação iniciou-se Cruzeiro localizado na Praça Zoroastro de Oliveira, passando pelas Igrejas de Nossa Senhora das Dores, São Sebastião, Oratório do Lar Vicentino, Cemitério Municipal, Capela São Miguel Arcanjo, Memorial Servo de Deus Dom Othon Motta, no qual rezamos pela sua santificação, encerrando a peregrinação na Catedral, onde todos os peregrinos puderam passar pela Porta Santa da Misericórdia, participar da Santa Missa, realizando assim todos os passos para se alcançar as indulgências do Ano Santo da Misericórdia.

Por Bruno Henrique Santos

Coordenador dos Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia

Paróquia Santo Antônio Campanha/MG

 

Sky Bet by bettingy.com