2º Encontro Provincial de Articulação Pastoral é realizado em Guaxupé

Foto-01Nos dias 18 e 19 de outubro, ocorreu o 2º Encontro Setorial de Articulação Provincial da Província Eclesiástica de Pouso Alegre no Seminário Diocesano São José, em Guaxupé.

Além dos bispos, dom José Luís Majella e dom José Lanza, padres coordenadores das três dioceses (Campanha, Guaxupé e Pouso Alegre) que compõem a província estiveram reunidos para discutir a catequese, seus desafios e suas perspectivas pastorais.

Na tarde de terça-feira (18), os padres assessores de Catequese de cada uma das dioceses partilharam as realidades particulares e lançaram luzes sobre os projetos desenvolvidos. À noite, os participantes participaram de missa na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores com a presença da comunidade local.

Na manhã de quarta-feira (19), o assessor do encontro, padre Vanildo de Paiva, estudioso do tema, destacou a temática catequética com ênfase no modelo catecumenal. Esse estilo catequético já existe desde o fim do primeiro século da Igreja e intensifica o caráter de encontro iniciático e introdução da pessoa no mistério de Cristo, com objetivos bastante claros: acolher na comunidade cristã pessoas adultas convertidas; instruí-la por certo tempo; e incluí-la na experiência sacramental.