MISSA DE SÃO PIO X, PADROEIRO DO SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO DE NOSSA DIOCESE

foto009Na manhã do sábado, 20 de agosto, nós da comunidade propedêutica diocesana celebramos com intensa alegria nosso padroeiro o Papa São Pio X, que também foi o criador de nossa diocese com a bula intitulada “Spirituali Fidelium” no ano de 1907. A missa foi celebrada pelo nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, e concelebrada pelo nosso reitor, Pe. Edson Pereira de Oliveira; pelo reitor da comunidade filosófica, Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva; pelo vigário-geral da diocese, Mons. José Douglas Baroni; e pelo Pe. Wesley Clay Alves Rodrigues, um de nossos orientadores espirituais. Também estavam presentes alguns funcionários, professores, psicólogos; profissionais de vital importância para nós e para o Seminário.

Para essa festa tão importante em nossa comunidade, iniciou-se na quarta-feira, dia 17, um tríduo preparatório, cuja primeira cerimônia teve como celebrante frei Paulo Massolini, vigário judicial de nossa diocese, cuja homilia nos exortou a sermos mais humildes em nossa caminhada e zelosos pastores do rebanho do Senhor, a sermos pastores de nós mesmos e restaurar a política, para que tenhamos verdadeiros pastores para a nossa sociedade que tanto sofre.  Na quinta-feira, segundo dia do tríduo, quem celebrou foi o Pe. Jean Poul Hansen, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios da cidade de Caxambu, que deixou como mensagem em nossos corações o termo psicológico da “resiliência”, ou seja, “termos a mesma flexibilidade de um bambu para podermos enfrentar as dificuldades do caminho” e “estarmos atentos para o banquete do Senhor, no qual não participaremos se não formos dignos”. Na sexta-feira, último dia do tríduo preparatório, quem celebrou para nós foi o Mons. Benedito Domingues de Paula, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Lambari. Para sua reflexão criou um acróstico com a palavra Propedêutico intitulado “Minha trilha permanente”, onde trabalhou a necessidade de sempre caminhar na ampliação do intelecto, das virtudes humanas e espirituais, sobre o contato transcendente com Deus, sobre a necessidade de diferenciar o que é essencial e o que é acessório em nossa vida e de reconhecer as vitórias e decepções sem julgar a si mesmo e ao próximo.

Na manhã do sábado, ao despertamos, nossos corações já vibravam de alegria ao saber que dali a poucas horas celebraríamos nosso tão querido padroeiro. Às 10h da manhã do sábado, na capela do seminário de filosofia de nossa diocese, rezamos com grande entusiasmo e fé ardente a memória de nosso padroeiro. Em sua homilia, o nosso bispo Dom Pedro nos exortou sobre a humilde infância de nosso patrono na Itália e sua espiritualidade como zeloso pastor e o amor pela Eucaristia e destacou, também, a importância que seu pontificado teve na história da Igreja e do mundo e de todo povo de Deus.

Após esses intensos dias de grande efervescência em nossa casa de formação, fazemos valer mais ainda a cada instante o refrão do hino dedicado a este santo: “São Pio X nos contagia, com seu amor pela Eucaristia. São Pio X, rogai por nós, a fim de que sejamos santos como vós.”. Com os ensinamentos proferidos nesses momentos de oração estamos mais animados para continuar esta árdua caminhada a fim de sermos sacerdotes segundo o coração de Cristo.

Que São Pio X possa abençoar cada seminarista e todo o povo de Deus situado neste rincão sul mineiro, para que possamos, como diz o lema de nosso padroeiro, “renovar todas as coisas em Cristo!”.

Danilo Castro Silva

Seminário Propedêutico São Pio X