ASSEMBLEIA DO CONSER LESTE 2: 6 A 9 DE JUNHO DE 2016

conser02Desde segunda-feira, 6 de junho, Bispos – incluindo o Exmo. Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz e coordenadores de pastoral de Minas Gerais e Espírito Santo ficaram reunidos no Hotel Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (MG) para a Assembleia do Conselho Episcopal de Pastoral e Encontro Regional dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O evento reuniu cerca de 70 participantes entre arcebispos, bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral e convidados eteve como tema central “Casa Comum: ênfase sobre a mineração”.  A assessoria do tema central ficou a cargo de um grupo de estudos da PUC Minas.

A pauta dos encontros incluiu ainda a temática Análise de Conjuntura, com a presença do procurador da República em Minas Gerais, promotor Dr. Eduardo Antônio Dias Netto Júnior; e apresentação do relatório do Projeto Igreja Irmãs do Regional Leste 2.

Na manhã de quarta-feira, 8 de junho, o grupo esteve reunido para a apresentação do relatório do Projeto Igreja Irmãs do Regional Leste 2. O objetivo foi conhecer a realidade da cooperação missionária nas (Arqui)Dioceses do Regional. A apresentação do levantamento de dados foi feita pelo secretário do Regional Leste 2 e bispo diocesano de Divinópolis, Dom José Carlos de Souza Campos. Após a apresentação, foi aberta a participação das (Arqui)Dioceses para partilha das suas experiências missionárias.conser01

Iniciação à vida cristã e Cooperação Missionária são temas de estudo do CONSER Leste 2

Ainda no dia 8 de junho, no período da tarde, os bispos se reuniram para as sessões reservadas. Os coordenadores de pastoral refletiram sobre a temática “Iniciação à vida Cristã”. A assessoria do tema foi conduzida pela coordenadora regional da Catequese, Lucimara Trevizan.

A programação dos eventos incluiu ainda celebração Eucarística e momento de confraternização com os bispos eméritos do Regional Leste 2.

Encerramento

O encerramento da Assembleia do CONSER e do Encontro dos Coordenadores de Pastoral, na quinta-feira, 9 de junho, foi marcado por uma celebração Eucarística, no Santuário Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG), com transmissão ao vivo pela Rede Vida, às 8h30. A celebração foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello. Após a celebração, o grupo seguiu para uma visita ao distrito de Bento Rodrigues, local do rompimento da barragem de Fundão.

Para o presidente do Regional Leste 2, dom Paulo Mendes Peixoto, a escolha da arquidiocese de Mariana para realização desta Assembleia foi uma maneira dos bispos de Minas Gerais e Espírito Santo se solidarizarem com as dioceses atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. "Sabemos que aqui em Mariana houve aquele incidente que afetou e vem afetando tanta gente, vitimando tantas pessoas. A nossa vinda para Mariana esse ano para realizar essa Assembleia foi no sentido de solidariedade com os bispos e dioceses afetadas pelos rejeitos do rompimento da barragem de Fundão, e solidarizar também com as famílias, com as igrejas locais, com esse povo".

Participaram da referida Assembleia nosso Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz e o Pe. José Roberto de Souza representando nosso Coordenador Diocesano de Pastoral.

Fonte: CNBB Leste 2

Secretaria Diocesana de Pastoral