Ordenação Diaconal Jean Steferson Pereira

capaA Diocese da Campanha/MG ganhou neste último sábado mais um Diácono eleito.

Ordenado na Matriz da Sagrada Família em Três Corações, Jean Steferson Pereira escolheu como lema a passagem bíblica que se encontra em Jo 15,9-11.“Permanecei no meu amor para que a vossa alegria seja plena” .

A Celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz com a presença do clero e diáconos diocesanos, o bispo Emérito Dom Diamantino Prata de Carvalho e todos seminaristas das casas de formação Teológica, Filosófica e Propedêutica.

Toda comunidade paroquial da Paróquia Sagrada Família de Três Corações a qual pertence o diácono eleito juntamente com as pastorais e movimentos e caravanas de outras cidades da região, marcaram presença neste dia especial.

Entendendo o Diaconato

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que, a principal função do diácono é “ajudar e servir” os bispos e padres. Por isso, o diácono não é um sacerdote. Na ordenação de um diácono “são-lhes impostas as mãos não para o sacerdócio, mas para o serviço”, conforme o número 1569 do Catecismo. Nestes casos, apenas o bispo impõe as mãos sobre o homem ordenado (como mostra a foto), num sinal de que o diácono está diretamente ligado a ele.

foto2Resume o Catecismo, no 1570: “Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços de caridade.” Eles não celebram missa, pois, como dissemos, não são sacerdotes. Apenas ajudam na sua preparação e na liturgia. Também não podem dar todos os tipos de bênçãos.

O diácono tem suas vestes litúrgicas diferentes das dos padres e bispos. A estola é transversal, e não vertical. Também pode usar a dalmática, que é diferente da casula dos padres e bispos.

Fonte: www.portalterradesantacruz.com.br

Fotos por Bruno Henrique