Dioceses do Regional Leste 2 da CNBB celebram Missa da Unidade com Benção dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais

capaNas últimas semanas, as dioceses que compõem o Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) experimentaram momentos de intensa espiritualidade e unidade através da celebração da Missa da Unidade e da Bênção dos Santos Óleos, marcando o fim do período quaresmal.

No dia 21 de março, na Diocese de Januária, o Bispo Dom Geraldo de Souza Rodrigues presidiu a Santa Missa da Unidade na Catedral Nossa Senhora das Dores, renovando os laços de fraternidade e fé na região.

Na mesma data, a Catedral Metropolitana de Montes Claros celebrou a Missa da Unidade, com a presidência do Arcebispo Metropolitano, Dom José Carlos de Souza Campos, reunindo diáconos, seminaristas, sacerdotes e fiéis.

Em Almenara, também em 21 de março, o clero se reuniu na Catedral São João Batista para uma celebração histórica, a primeira Missa da Unidade presidida por Dom José Hamilton de Castro.

No dia 23 de março, a Diocese de Paracatu participou da comunhão espiritual na Matriz Sant’Ana e São Joaquim, em João Pinheiro-MG, com a presidida pelo Bispo Dom Jorge Alves Bezerra, SSS, e concelebrada pelo Bispo Emérito, Dom Leonardo de Miranda Pereira, junto ao clero diocesano e fiéis.

Também na manhã do dia 23 de março, o clero da Arquidiocese de Mariana celebrou a Missa da Unidade, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG).

A Celebração da Missa da Unidade em Governador Valadares aconteceu no dia 25 de março, na Catedral de Santo Antônio, presidida por Dom Antônio Carlos Félix, reunindo o Clero Diocesano em um ato de fé e fraternidade.

No mesmo dia, na Catedral Imaculada Conceição em Teófilo Otoni, todo o Clero, junto com o bispo diocesano, Dom Messias, celebrou a Missa do Crisma, uma cerimônia especial que inclui a bênção dos santos óleos, marcando os 50 anos do CNLB com a apresentação de seu ícone.

No dia 26 de março, a Diocese de Ituiutaba realizou sua Missa da Unidade e Bênção dos Santos Óleos na Catedral São José, presidida por Dom Frei Irineu Andreassa, O.F.M., fortalecendo os laços de comunhão entre clero e fiéis.

A Arquidiocese de Uberaba promoveu a Santa Missa do Crisma na noite do dia 27 de março, na Catedral Metropolitana, presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo da região.

Na Quinta-feira Santa, 28 de março, diversas (Arqui)Dioceses também celebraram a Missa da Unidade.

A Arquidiocese de Belo Horizonte, com a renovação das promessas sacerdotais, presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e a Arquidiocese de Juiz de Fora, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, destacaram-se nessas celebrações.

A Diocese de Caratinga realizou a Missa do Crisma e da Unidade Diocesana na Catedral São João Batista, enquanto o Clero da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano participou da Missa da Unidade na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário.

Em São João Del-Rei, a celebração foi na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, presidida por Dom José Eudes Nascimento, e na Arquidiocese de Pouso Alegre, a Missa da Unidade foi na Catedral Metropolitana do Bom Jesus.

Na Diocese de Sete Lagoas, a Missa da Unidade e dos Santos Óleos foi realizada na Paróquia Santa Luzia, enquanto na Diocese de Oliveira, a celebração aconteceu na Catedral Nossa Senhora de Oliveira, presidida por Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro.

A Diocese da Campanha celebrou a Missa da Unidade na majestosa Catedral de Santo Antônio, sob a presidência do Bispo Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz, também participaram os sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas e membros da comunidade. Durante a cerimônia, foram abençoados os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos, além da consagração do óleo do Crisma.

E, por fim, a Diocese de Divinópolis celebrou a Missa do Crisma e da Unidade na Catedral do Divino Espírito Santo, com a presença de Dom Geovane Luís da Silva, Bispo Diocesano, e de outros religiosos e autoridades eclesiásticas.

Essas celebrações ressaltam a importância da união espiritual e da comunhão entre as dioceses do Regional Leste 2 da CNBB, renovando o compromisso com a fé e a missão cristã em toda a região. As informações e imagens foram gentilmente fornecidas pela PASCOM (Pastoral de Comunicação) das (Arqui)Dioceses mencionadas.

Veja algumas fotos das Celebrações

Fonte: CNBB Regional Leste 2