Instituição Ministério Leitor e Acolitos

capa"Rejubilai-vos, Jerusalém!" (Is 66, 10). No dia 10 de março de 2024, com o espírito alegre pelas festas pascais que se aproximam, o Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, instituiu nos ministérios de leitor e acólito oito seminaristas da Etapa Configurativa. A Celebração Eucarística aconteceu no Espaço Celebrativo da Beata Nha Chica, às 9h e contou com a participação de padres, diáconos, familiares e amigos dos seminaristas.

Os leitores são instituídos para a função que lhe é própria, proclamar a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. Desse modo, estes jovens configuram-se mais ao ministério de Cristo Profeta, convertendo-se em arautos da Boa-Nova e testemunhas da verdade. Por isso, devem desenvolver a cada dia o conhecimento e o suave amor pelas Sagradas Escrituras, a fim de tornarem-se fiéis discípulos do Senhor. Para tanto, foram instituídos no leitorato os seminaristas: Brendo Waleu, Daniel Bressani, Guilherme Costa, Miguel Soares e Rian Martins.

Os acólitos, por sua vez, possuem a responsabilidade de servir e cuidar do altar, auxiliando o Diácono e servindo o Sacerdote nas celebrações, sobretudo na Santa Missa. Podem, conforme a necessidade pastoral, distribuir a Sagrada Comunhão e expor publicamente o Santíssimo Sacramento. Por isso, ao serem instituídos expressam com a própria vida e vocação o zelo e cuidado para com a Casa do Senhor (Sl 69). No acolitato foram instituídos os seminaristas: Adielson Martins, Douglas Arantes e Igor Sudério.

Na sua homilia, Dom Pedro destacou a importância da alegria em servir e a necessidade do testemunho vocacional nos dias de hoje, o que implica que se tornar um sinal de contradição e transparecer na sociedade a imagem visível de Cristo. Que o Bom Pastor fortaleça os jovens seminaristas na sua missão e faça suscitar inúmeras vocações na Diocese da Campanha.

Miguel Soares dos Reis
Segundo Ano da Etapa Configurativa