POR UMA IGREJA SINODAL EM MISSÃO

capaConcluída a XVI Sessão da Assembleia do Sínodo dos Bispos, em Roma, o Relatório de Síntese foi enviado a todas as dioceses do mundo para leitura, reflexão e contribuição com algumas questões específicas. A Equipe Nacional repassou as orientações e em nossa Diocese o Conselho Diocesano de Pastoral foi o primeiro a responder às questões e definiu que as reflexões seriam realizadas no âmbito forâneo, através dos Conselhos das Foranias formado por membros do clero e leigos representantes dos CPPs, e também pelas forças-vivas presentes nos Núcleos de Comunhão Pastoral – assessores e coordenadores diocesanos de todas as pastorais, movimentos e associações presentes na diocese.

O Relatório de Síntese, bem como a pauta e as questões foram enviados previamente e no dia 24 de fevereiro as Foranias Nossa Senhora dos Campos, Nossa Senhora das Fontes, Nossa Senhora dos Montes, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Beato Pe. Victor e São Francisco de Assis reuniram seus Conselhos. No dia 02 de março foi a vez da Forania Beata Nhá Chica. Todas as contribuições foram encaminhadas à Secretaria Diocesana de Pastoral.

Também no dia 02 de março, os Núcleos de Comunhão Pastoral realizaram seu encontro anual no Colégio Sion, em Campanha. Momento de encontro, partilha, reflexão e aprofundamento do ser Igreja à luz da caminhada sinodal proposta pelo Papa Francisco. Na capela, a oração inspirada na Palavra de Deus abriu a graça do Espírito Santo. Nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, fez uma fala norteadora, destacando alguns pontos do Relatório de Síntese e apontando a caminho a seguir.

A proposta de trabalho da Coordenação de Pastoral, tanto para as Foranias quanto para os NCP, foi a divisão em grupos, leitura em conjunto do Relatório, tempo para assimilar seu conteúdo e abertura para que todos pudessem dar sua contribuição. O método da Conversação no Espírito, intercalando momentos de leitura, silêncio e oração foi utilizado, a fim de que todos estivessem de fato abertos a ouvir o Espírito Santo.

No final do dia, o encontro terminou com todos novamente na capela, rezando a oração da Campanha da Fraternidade 2024. Alguns participantes relataram que ficaram preocupados se conseguiriam compreender o texto e expressar seus pensamentos com clareza, dado a complexidade do tema, no entanto, o encontro fluiu de maneira muito leve, as orientações foram seguidas, a fala do senhor bispo e do coordenador de pastoral ajudaram a iluminar e resultou numa valiosa contribuição que seguirá para juntar-se às contribuições de todo país e do mundo.

Era visível a satisfação dos presentes em participar ativamente desse momento da nossa Igreja. Que a experiência desse encontro possa animar a vida pastoral de nossa diocese, ajudando-nos a sempre mais responder ao chamado de Deus como discípulos missionários em permanente estado de missão.

Coordenação Diocesana de Pastoral

Fotos: Isa - Pascom Catedral Santo Antônio, Campanha