DIOCESE DA CAMPANHA PRESENTE NO X FORMISE NACIONAL E NORDESTE

X Formise 1Aconteceu entre os dias 01 a 05 de julho em São Luís-MA a 10ª edição da Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE) Nacional e também Nordeste. Ano em que as duas instâncias de Formação Missionária completam 10 anos, houve oportunidade de celebrar juntos, em uma única Formação. Para isto, foi escolhido o tema; “A Alegria do Evangelho, Anúncio, Comunhão e Missão” e lema: “Ardia nossos corações quando Ele nos explicava as escrituras pelo caminho” (Lc 24,32).

O FORMISE contou com assessoria de Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba-PR, que destacou a perspectiva da Alegria do Evangelho; Dom José Belisário Arcebispo de São Luís (MA) destacou sobre o Anúncio do Evangelho; e Padre Antônio Niemiec CSsR, Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária destacou a perspectiva de Comunhão e Missão.

O FORMISE contou a participação de mais de 130 seminaristas de todo Brasil. Também houve a presença de bispos, como Dom Esmeraldo Farias de Barreto, bispo referencial para a Ação Missionária no Brasil e de Padres e Diáconos. O seminarista Ezequiel Messias, do 3º ano de teologia de nossa centenária Diocese da Campanha-MG e coordenador do COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas) Regional Leste II da CNBB, esteve presente no X FORMISE.

A Formação foi um tempo forte de partilha, comunhão e proposta de missão a partir de nossas casas de formação. Foi oportunidade de intensificar o ardor missionário. Para isto, segundo o Plano Trienal Nacional de Ação dos COMISEs, no próximo ano acontecerá o 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas.

Ao final do X FORMISE Nacional e Nordeste houve a composição de uma nova equipe de coordenação Nacional do COMISE. Ezequiel foi eleito secretário do COMISE Nacional e partir daí é responsável pelo contato e articulação missionária entre os seminaristas dos Regional Leste I (Rio de Janeiro) e II (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB.

Texto por Ezequiel Messias Silva.