VITÓRIA-ES SEDIA ENCONTRO DE SEMINARISTAS, DIÁCONOS TRANSITÓRIOS E NEO-SACERDOTES

1Aconteceu, em Vitória-ES, no Centro de Treinamento Dom João Batista, de 02 a 5 de Julho, o II Encontro para Seminaristas do quarto ano de Teologia, Diáconos Transitórios e Neo-sacerdotes do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, promovido pela Comissão de Liturgia, tendo como referencial o Arcebispo de Pouso Alegre Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R e outros comissionados, incluindo o membro do nosso clero, Padre Daniel Menezes Fernandes.

O encontro reuniu por volta de 40 participantes que refletiram o tema "A homilia e a sua função mistagógica na Liturgia", assessorados pelo Cura da Catedral Metropolitana de São Paulo, Prof. Ms. Pe. Luiz Eduardo Pinheiro Baronto.

Neste profícuo encontro tivemos momentos de estudo sobre a Homilética dentro da Celebração Eucarística e nos demais sacramentos, com ênfase no Batismo e Matrimônio. Participamos, além disso, de momentos de vivência mistagógica, laboratórios de homilias e celebrações comunitárias, a fim de reconduzirmos a Homilia ao seu lugar, a saber, ao interno da celebração como parte constituinte e não mero apêndice, respondendo aos apelos dos próprios rituais nesse quesito particular, e, ao mesmo tempo, atendendo às preocupações do Santo Padre, o Papa Francisco, quanto à qualidade e força da Homilia dentro das nossas Assembleias Litúrgicas.

É extremamente gratificante, enquanto seminaristas, podermos vivenciar este momento de unidade do nosso Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) e, dentro de nossas possibilidades, corresponder aos apelos da Igreja local de fugir de uma profissionalização da vocação, mas abraça-la com amor e responsabilidade de Discípulos e Missionários do Senhor no meio do seu bom povo.

Seminaristas Alysson e Fábio, 4º ano de Teologia

 

Sky Bet by bettingy.com