SEMINARISTAS DA DIOCESE PRESENTES NO VIII FORMISE – REGIONAL LESTE II

Formise 4Entre os dias 04 a 06 de maio aconteceu na Diocese de Luz-MG, que se prepara para celebrar seu centenário, a oitava edição da Formação Missionária para Seminaristas - FORMISE do Regional Leste II. A Formação foi iluminada pelo tema: “O discípulo missionário na perspectiva de Aparecida” e contou com a assessoria do Padre Antônio Niemiec CSsR, Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária. Estiveram presentes 50 seminaristas de 23 (Arqui) Dioceses, sendo duas Dioceses convidadas de dois outros Regionais, a saber: o seminarista Marcos da Diocese de Livramento de Nossa Senhora – BA e o seminarista Erivan da Diocese de Parintins – AM. De nossa centenária Diocese da Campanha-MG estiveram presentes o seminarista Douglas Hilário (Coordenador do COMISE Diocesano) e o seminarista Ezequiel Messias (Coordenador do COMISE Regional).

Na abertura do FORMISE, Dom José Lanza bispo diocesano de Guaxupé-MG e Referencial para a Ação Missionária no Regional Leste II, destacou a importância da Formação Missionária para Seminaristas e a organização dos Conselhos Missionários para Seminaristas (COMISE). Também esteve presente, representando o Conselho Missionário do Regional (COMIRE) Leste II, a Iva da Silva, secretária do COMIRE Leste II. Pelo COMISE Regional estiveram presentes além do coordenador, o representante da Província de Uberaba (seminarista Alexandre). Na abertura, o coordenador do COMISE Regional apresentou a cronologia dos FORMISEs anteriores, contextualizando-os.

A partir da proposta nacional do COMISE, aconteceu no VIII FORMISE um encontro com os coordenadores de COMISE com a colaboração do Padre Antônio Niemiec. Foi oportunidade de partilhar sobre o Plano Trienal de Ação do COMISE (2017-2019) além de ouvir as partilhas da caminhada de cada (Arqui) Diocese. Houve ainda a divisão de grupos por Províncias Eclesiásticas, onde conversaram sobre os três propósitos assumidos ao final da sétima edição do FORMISE: promover FORMISE Provincial, manter contato e propor reflexão de conteúdo missionário nas casas de formação.

O seminarista Filipe Costa, da Diocese de Luz, expressou a alegria de poder acolher o FORMISE e ainda acrescentou: “vejo que com essa formação, estimulou o desejo de cada um dos seminaristas de nossa diocese, para a importância da missão. Matteo Raschietti (2011) nos ensina que ‘a atividade missionária não é tanto uma ação da Igreja, mas é simplesmente a Igreja em ação’; a Igreja em ação nos estimula a vivenciar mais e mais uma urgência para a missão e viver a sinodalidade”.

Ao final do FORMISE o seminarista Helvert, da Diocese de Itabira e Cel. Fabriciano-MG, concluiu que “esse encontro enriqueceu-nos ainda mais no âmbito da ‘Igreja em saída’ proposta pelo papa Francisco, de ir ao encontro daqueles que necessitam de nós. O documento de Aparecida quer renovar em todos os membros da Igreja essa proposta, onde somos convocados a ser discípulos missionários de Cristo”.

Ainda na manhã de domingo (06/05) o coordenador do COMISE Regional Leste II apresentou a compilação das propostas elencadas pelas Províncias Eclesiásticas, na conversa em grupo do sábado à tarde. As propostas do ano anterior, em 2018, se tornaram eixos e o que as Províncias sugeriram agora servem de pistas para conduzir à prática da ação missionária desde as casas de formação. Cabe ressaltar a comunhão que há entre o Plano Trienal Nacional do COMISE, os três eixos e a proposta que a  coordenação regional do COMISE apresentou: promover encontros com as Províncias, para facilitar a compreensão e articulação da ação missionária, o que foi aprovado na conclusão do FORMISE por todos os participantes. Agora caberá fazer os devidos encaminhamentos das sugestões aos senhores bispos e formadores.

Por fim, a equipe de coordenação do COMISE Regional foi ampliada. A partir do VIII FORMISE, o seminarista Filipe Costa representará a Província de Belo Horizonte-MG e o seminarista Helvert Dias representará a Província de Mariana-MG. No espírito de comunhão e sinodalidade concluiu-se o VIII FORMISE regional Leste II com a celebração eucarística presidida por Dom José Aristeu, bispo diocesano de Luz, concelebrada por Dom José Lanza, Padre Antônio Niemiec, Vigário Geral, Cura da Catedral e os Diáconos daquela diocese.

Ezequiel Messias Silva, Coordenador do COMISE Regional Leste II