ALEGRIA E PARTILHA DA FÉ MARCARAM A 28ª ROMARIA DO TRABALHADOR

Romaria 1“Bendita e louvada seja, esta santa romaria. Bendito o povo que marcha, bendito o povo que marcha, tendo Cristo como guia...”

A Paróquia de São Bento, em São Bento Abade, acolheu na manhã do 1º domingo de maio, dia 06, a 28ª Romaria dos Trabalhadores da Diocese da Campanha. Foi uma manhã de muita alegria, partilha da fé e do compromisso com a Igreja que se revela nas bases, nos pequenos grupos e setores. O tema geral: COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE – CEB’s e ANO DOS LEIGOS E LEIGAS, assim como o lema: “AQUI ESTAMOS, SENHOR! QUEREMOS SER O SAL DA TERRA, A LUZ DO MUNDO E O FERMENTO NA MASSA” nos ajudaram a refletir sobre o lugar e a missão dos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, como responsáveis pela construção do Reino de justiça e paz, anunciado e propagado por Jesus.

O povo querido e generoso de São Bento providenciou uma fartura imensa para o café da manhã e ainda colaborou doando os mantimentos para o almoço, para que não ficasse muito oneroso, já que os romeiros de outras Comunidades teriam as despesas da viagem. Diversas Comunidades e Paróquias marcaram presença como: a Paróquia do Mártir São Sebastião de Passa Quatro; Paróquia Santa Tereza, Nossa Senhora Aparecida, Sagrada Família e Sagrado Coração de Jesus de Três Corações; Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Campos Gerais; diversas Paróquias de Varginha, com destaque para a Paróquia Sant’Ana, de onde veio também o pároco, Pe. Edvar Rodrigues Rangel, que nos brindou com uma belíssima e animadora homilia. Também contatos com a valiosa presença da Jacqueline, coordenadora diocesana do Movimento Fé e Política; dos membros da coordenação da Pastoral Operária de Varginha; de um casal das CEB’s da Diocese de Guaxupé: José Araújo e Cidinha, e do Casal Coordenador das Juventudes das CEB’s do Regional Leste II – Edgar Mansur e Letícia.

Depois da acolhida e do café da manhã, oferecido igualmente a todos os participantes, incluindo os de São Bento Abade, tivemos a apresentação das delegações e comunidades presentes. Eu, Padre Joaquim, na qualidade de assessor diocesano das CEB’s fiz a acolhida de todos e apresentei a mensagem que os Bispos da CNBB, reunidos em Aparecida para a 56ª Assembleia Geral, emitiram aos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, por ocasião da Festa de São José Operário, no dia 01 de maio. Em seguida celebramos o Ofício Divino das Comunidades, terminando com as mensagens trazidas pelo Movimento Fé e Política; pela delegação diocesana que esteve no 14º Inter Eclesial das CEB’s em Londrina, no Paraná, no início do ano e a palavra do Coordenador das CEB’s Jovem, do Regional Leste II.

Por fim, tomamos os cartazes com a grande maioria das atividades humanas exercidas pelos trabalhadores e trabalhadoras, o símbolo do Sal, da Luz, da Água e do Pão sem fermento, a Bíblia Sagrada, o Círio Pascal, as bandeiras, as flores e o Estandarte da Romaria e caminhamos unidos para dentro da Igreja Matriz para a Santa Missa. A Romaria se encerrou com o almoço e um sentimento único e visível no rosto de cada participante: “não vamos esmorecer na fé e na esperança... vamos prosseguir a caminhada... sendo Sal, sendo Luz, sendo Fermento.” Conta conosco, Senhor!

Pe. Joaquim José Soares - Administrador Paroquial da Paróquia São Bento e Assessor Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base