MOVIMENTO FÉ E POLÍTICA REALIZA ENCONTRO ARQUIDIOCESANO EM POUSO ALEGRE

Fe e politica 1Com o tema “O Movimento Fé e Política: contribuições para refletir o momento atual do Brasil”, foi realizado, no domingo, 15 de abril, o encontro Arquidiocesano, promovido pela Comissão à Serviço da Vida Plena para Todos. A atividade contou com a participação de cerca de 35 pessoas de várias cidades, entre elas, membros do Movimento Fé e Política da Diocese da Campanha, coordenado pela leiga Jacqueline de Souza, tendo como assessor o Padre Thiago de São José Guimarães.

O evento teve início com a apresentação dos participantes e suas experiências com o mundo da política. Após, o professor Magno Magalhães, que integra a referida Comissão, é agente de pastoral e já exerceu o mandato de vereador em Santa Rita do Sapucaí, apresentou alguns dados e reflexões sobre a atual conjuntura política brasileira. Em sua fala, destacou as dificuldades de se pautar um projeto político que considere os direitos da população, devido aos interesses da elite econômica.

Na segunda parte do encontro, o coordenador da Comissão, Padre Paulo Adolfo Simões, apresentou o Movimento Nacional Fé e Política. Ele falou do objetivo, histórico e atual organização. Salientou a fundamentação bíblico-teológica dessa ação da Igreja e sua organicidade junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Os participantes foram convidados, por João Mauro Bernardes, agente de pastoral e ex-prefeito de Brazópolis, também membro da Comissão, a sugerir propostas para o Movimento da Arquidiocese. Apontaram a necessidade da continuidade dos encontros, a produção de material de formação e informação sobre o tema e a conscientização dos diversos agentes de pastoral sobre a relação entre fé e política, à luz do Documento 105 da CNBB (Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade). Sugeriram também que as ações sejam realizadas em comunhão com as dioceses da Província Eclesiástica, que conta com Pouso Alegre, Campanha e Guaxupé.

O encontro foi realizado no salão da Igreja São Benedito, na Praça João Pinheiro, no centro de Pouso Alegre e coordenado pelo professor e membro da Comissão à Serviço da Vida Plena, Jéferson Martins. Ele avaliou de forma positiva o encontro e disse acreditar que com o empenho dos envolvidos e da própria Comissão, o Movimento Fé e Política, da Arquidiocese de Pouso Alegre, deva frutificar.

A seguir, as ações sugeridas no encontro:

1 – Promover reuniões do Movimento nos três âmbitos eclesiais: paróquias, setores/foranias e arquidiocesano.

2 - Produzir e divulgar material de conscientização, formação e informação do Movimento, como cartas, cartilhas e boletins, com a assinatura dos bispos da Província.

3 – Levar o tema da relação entre fé e política para pastorais e movimentos, cuidando da linguagem para que chegue também aos jovens.

Suzana Costa Coutinho – Movimento Fé e Política – Diocese da Campanha