Missa da Ceia do Senhor: o gesto do Lava Pés é atualizado a cada ano

Lava-pes 1No início da noite da Quinta-feira Santa, D. Pedro também presidiu a celebração da Ceia do Senhor. Concelebraram, Pe. Luzair Coelho de Abreu, pároco e Chanceler do Bispado e o Frei Marcus Vinícius Andrade dos Santos, Carmelita Mensageiro do Espírito Santo.

O Lava Pés é um momento marcante da celebração e encontramos sua realização, imitando o gesto de Jesus, na Igreja primitiva. Desde o século IV ele é descrito em todas as liturgias. Com a reforma do missal promovida por Paulo VI, em 1970, o rito do Lava Pés tornou-se obrigatório em todas as celebrações da Ceia do Senhor. Esse gesto de doação total feito por Jesus na Última Ceia, abaixando-se e lavando os pés de cada um de seus apóstolos, deve ser recordado e atualizado. Por isso, muitas comunidades optam por eleger membros atuantes na comunidade para terem seus pés lavados. Como a igreja está vivendo o Ano do Laicato, foram escolhidos membros de diferentes segmentos pastorais para representarem os apóstolos da comunidade.

Na celebração da Ceia do Senhor, já se pode cantar o Hino de Louvor - o Glória. Após 40 dias sem executar este tradicional canto de nossa liturgia, os fiéis o entoaram acompanhado pelo repicar dos sinos da Catedral e das sinetas tocadas pelos coroinhas. É a marca que estamos iniciando o tempo mais forte de todo calendário litúrgico.

Na Sexta-feira Santa, nenhum sacramento é celebrado na Igreja, por isso, na celebração de Quinta-feira, é consagrado um número maior de hóstias, pois serão utilizadas tanto na missa do dia quanto na Celebração da Paixão do Senhor, na sexta-feira à 15:00h.

Como é feita memória da Instituição da Eucaristia na celebração, já se tornou um costume na Paróquia de Campanha, os fiéis receberam a comunhão sob as duas espécies.

Após a comunhão, Dom Pedro conduziu o Santíssimo Sacramento para a capela lateral do templo, onde ficou exposto para adoração até as 24:00h. A transladação do Santíssimo foi acompanhada por procissão composta por todos aqueles que participaram da liturgia da missa. O cortejo seguiu pelo centro da nave central da Catedral e pelo corredor lateral, acompanhado por matracas e o tradicional cântico Pange Lingua.

O pregador da Missa de Lava Pés, foi o frei Marcus Vinícius Andrade dos Santos, carmelita Mensageiro do Espírito Santo, residente na Diocese de Santo Amaro, e que está auxiliando os padres na sé de Campanha.

Texto por Flávio Maia