CATEQUISTAS DA DIOCESE DA CAMPANHA EM FORMAÇÃO EM BELO HORIZONTE

capaNossa diocese continua empenhada na qualificação de seus agentes de pastoral. Em se tratando da Catequese, passos significativos têm sido dados, pois, além da formação que já é oferecida em âmbito paroquial, forâneo e diocesano, também os cursos organizados em nível regional contam com nossa participação. Um deles é o Curso organizado pelo IRPAC (Instituto Regional de Pastoral Catequética). O curso originou-se em 1987 e, desde 2013 é reconhecido como Pós-Graduação Lato Sensu em Catequética pela PUC-MINAS, em parceria com o Regional Leste 2 da CNBB. Organizado em 4 módulos presenciais, realizados sempre no mês de janeiro, em Belo Horizonte, o IRPAC deseja qualificar catequistas e coordenadores de catequese, para que possam colaborar na formação de catequistas e na dinamização do processo de Iniciação à Vida Cristã em suas comunidades.

Neste ano, o curso aconteceu entre os dias 07 a 19 de janeiro e a nossa diocese esteve representada com alunos em todas as turmas: Módulo I: Lúcia (Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, de Caxambu), Marília (Paróquia São José, de Itamonte), Pe. Sérgio (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Itanhandu), Sílvia (Paróquia São Bento, de São Bento Abade); Módulo II: Maria do Carmo (Paróquia Divino Espírito Santo, de Elói Mendes); Módulo III: Leandro (Seminarista; Comunidade Teológica Nossa Senhora do Carmo).

Vale destacar o apoio da Diocese e dos padres das foranias Nossa Senhora Aparecida, Beata Nhá Chica e Nossa Senhora dos Campos nas despesas relativas à participação das três catequistas nesse encontro de formação.

Também participaram do curso Pe. Jean Poul, nosso coordenador diocesano de pastoral e assessor da Pastoral Catequética, que faz parte do corpo docente da especialização, e Pedro Henrique, coordenador diocesano da Pastoral Catequética, que exerceu a função de monitor no curso. Ambos também colaboram com a organização e realização do Curso de Formação de Novos Coordenadores da Catequese, que aconteceu de 09 a 14 de janeiro, do qual participaram três catequistas da Paróquia Imaculada Conceição, de Varginha: Andreia, Eliziane e Rose.

Confira a seguir os depoimentos dos participantes do curso:

Sílvia – Módulo I

A oportunidade de estar no IRPAC gera em primeiro momento muita ansiedade, medo e insegurança diante de tantos conteúdos desconhecidos. Mas, com o desenrolar do curso, nasce uma grande satisfação por estar aqui, alegria em formar uma verdadeira família e acima de tudo a certeza de querer seguir adiante.

Marília – Módulo I

O tema do módulo I é “Ampliar o olhar”. Podemos definir esse ampliar o olhar como crescer, amadurecer na fé e é isto que o IRPAC faz conosco.

Lúcia – Módulo I

Participar do IRPAC foi vivenciar, refletir e celebrar sobre a realidade da catequese e da vida. Foi tempo de convivência e de amadurecimento da fé.

Pe. Sérgio – Módulo I

O IRPAC é uma experiência eclesial apaixonante, que nos faz tocar no chão da realidade através das práticas da catequese, que visa a formação integral da pessoa no seu itinerário de fé. Pude ampliar o olhar e fecundar o coração com o testemunho alegre de catequistas verdadeiramente comprometidos com a causa de Jesus!

Maria do Carmo – Módulo II

O IRPAC está sendo um presente, porque amo aprofundar nos conhecimentos sobre Deus e a vida. É também um compromisso de levar o que vivemos e aprendemos para as nossas comunidades.

Leandro – Módulo III

O curso nos ajuda na busca de respostas sobre o futuro da catequese em uma época tão complexa como a nossa e, ao mesmo tempo, possibilita uma experiência profunda de amadurecimento da fé. Motiva-nos à ação em nossas comunidades, para que se tornem verdadeiras “Casas de Iniciação à Vida Cristã”.