REUNIÃO DO CODIPA AMPLIADO

WhatsApp Image 2017-12-07 at 10.53.13No dia 02 próximo passado, o CODIPA Ampliado esteve reunido no Seminário Diocesano em Campanha. Presentes alguns coordenadores e assessores das Pastorais e Movimentos de nossa Diocese.  A reunião teve início com a Oração Oficial do Ano do Laicato e leitura da ata anterior. Pe, Jean Poul apresentou o Prof. José Alves de Freitas Neto, Historiador e professor da UNICAMP que na tarde daquele dia, participaria da assembléia anual do Movimento Fé e Política. O convidado destacou que sendo professor e cristão, sua marca é a esperança. Ele acredita que é necessário um comprometimento de todo cidadão, todo leigo engajado, com a valorização da vida hoje tão desprezada. “Em tempos de crise, somos testados pela nossa fé, por isso devemos buscar força nos grupos, provar nossos limites e produzir novas perspectivas, pois o mundo precisa que sejamos diferentes”, concluiu sua fala. O coordenador diocesano de pastoral agradeceu a presença e destacou que é essa esperança que temos que levar através de nossa ação pastoral.

Conforme constava da pauta, procedeu-se a leitura da Carta Diagnóstico com as conclusões do I Seminário Diocesano sobre Cuidado com a Casa Comum, realizado em junho de 2017, entregue aos prefeitos no encontro com Dom Pedro no dia 25 de novembro, em Três Pontas. Na carta, foram apontados os principais problemas detectados nas Foranias e a legislação pertinente, demonstrando assim o interesse e compromisso assumido por todos pela defesa e conservação da vida e do planeta.

Pe. Jean Poul falou da missão e disponibilidade do GRADI – Grupo de Assessores Diocesano, criado pelo Pe. Rogério Ferreira quando coordenador diocesano de pastoral e que permanece como presença da coordenação diocesana nas pastorais, paróquias e Foranias, assessorando nas dificuldades pastorais. Citou, inclusive, que o grupo já iniciou os estudos sobre a Campanha da Fraternidade 2018 para fazer a formação nas Foranias, marcada para o final de janeiro e também para desenvolver um trabalho sobre planejamento pastoral, que auxiliará na preparação dos planejamentos futuros.

A coordenação de pastoral apresentou uma retrospectiva de todas as atividades realizadas em 2017 e passou-se a avaliação, com as questões: 1) O que foi bom? 2) O que precisa melhorar em 2018? De forma dinâmica, todos responderam às questões que serão tabuladas e divulgadas posteriormente.

Um olhar para 2018 foi o item da pauta dedicado aos projetos já lançados, dentre eles, em vista do Ano do Laicato, a criação do CNLB – Conselho Nacional do Laicato Brasileiro na Diocese, estudo  do Doc. 105, encontros forâneos e romaria dos funcionários da Diocese, e também, uma grande romaria do laicato engajado ao santuário da Beata Nhá Chica em 25/11/2108, encerrando o Ano do Laicato.

Continuando em 2018, a retomadas das prioridades do IV PDPC – Plano Diocesano de Pastoral de Conjunto; o lançamento do folheto litúrgico diocesano, no dizer do Pe. Daniel Menezes, “um instrumento que nos faz debruçar sobre o mistério de nossa fé”; e finalmente, a Iniciação à Vida Cristã, não contemplada no IV PDPC, mas uma prioridade urgente de toda da Igreja no Brasil – Doc. 107 da CNBB.

No momento da palavra livre, alguns assessores falaram sobre o DNJ – Dia Nacional da Juventude, revelando a preocupação dos presentes com a idade mínima para participação, cujas observações serão levadas ao padre assessor e ao senhor bispo. O Pe. José Roberto de Souza partilhou a experiência de sua paróquia no Dia do Pobre, quando as famílias foram convidadas a assumir uma família necessitada, previamente cadastrada, para levar não somente a assistência material, mas também, a visita e o afeto.

A reunião encerrou-se com o almoço e a certeza de que “somos uma diocese viva”, no dizer do Pe. Jean Poul, as pastorais estão organizadas, temos uma caminhada em comum. Temos ainda muitas dificuldades, muitos desafios a serem vencidos, mas tem muita coisa boa acontecendo por toda a Diocese. Que em 2018, a esperança se faça presente em todas as nossas ações!

Mirian de Oliveira Cristiano Nascimento, Coordenadora Diocesana da PPI e membro do GRADI