Escola de Diocesana de Formação Litúrgica encerra suas atividades de 2017 em Varginha e São Lourenço

WhatsApp Image 2017-11-27 at 15.17.56No dia 25 de novembro, último sábado, concluímos mais um ano na Escola Diocesana de Formação Litúrgica nos polos de São Lourenço (região sul) e Varginha (região norte) que somaram 148 formandos de diversas paróquias da Diocese.

O último encontro foi realizado em Varginha pelo Pe. Edson Oliveira Pereira e em São Lourenço pelo Pe. Daniel Menezes Fernandes, ambos assessores da Pastoral Litúrgica, e o tema trabalhado foi “Preparando passo a passo a Celebração” que depois foi posto em prática na Celebração Eucarística de Conclusão, realizada pelos dois grupos.

Além do tema e da realização das celebrações, também foi proposta uma avaliação da Escola Diocesana pelos participantes com os pontos positivos e negativos e sugestões para melhorar a nossa Escola. No geral, todos avaliaram de forma muito positiva o conteúdo, os formadores e o clima de fraternidade, interação e troca de experiências entre as paróquias que a Escola proporcionou.

Tivemos ainda, na avaliação, alguns testemunhos bonitos de paróquias que já estão multiplicando o conhecimento adquirido em Escolas Paroquiais, formação para ministérios e comunidades. Tudo isso nos enche de alegria e esperança na certeza de que a valorização da Liturgia e da arte de bem celebrar fará um bem imenso ao nosso povo, pois a comunidade cristã vive do Mistério de Cristo.

Agradecemos e parabenizamos os nossos “alunos”, membros das Pastorais Litúrgicas Paroquiais em seus vários ministérios e ofícios, o empenho, a perseverança, a dedicação com que assumiram as propostas da Escola; aos padres que confiaram e confiam em nosso trabalho enviando seus leigos e leigas; aos membros da EDAL (Equipe Diocesana de Animação Litúrgica) que não medem esforços para participar e colaborar em todos os momentos; aos padres José Roberto de Souza, de Varginha, e ao Pe. Bruno César Dias Graciano, de São Lourenço, por nos acolherem em suas Paróquias e nos dispensarem toda a atenção e a infraestrutura para a realização da Escola Diocesana.

Que o Cristo Senhor, Rei do Universo, celebrado e festejado no último domingo recompense a todos pelo bem que fazem ao trabalharem pelo seu Reino de Paz, de Justiça e de Amor.

Pela Equipe Diocesana de Animação Litúrgica (EDAL):

Pe. Daniel Menezes Fernandes, Assessor Diocesano.