DIA NACIONAL DA JUVENTUDE REÚNE MAIS DE CINCO MIL JOVENS EM VARGINHA

WhatsApp Image 2018-09-06 at 21.14.09Aconteceu no dia 02 de setembro, no parque de exposições da cidade de Varginha, o Dia Nacional da Juventude, O DNJ, com o Tema: “Jovens pela paz, unidos pelo sangue do Cordeiro” e Lema: “Jovens construindo uma cultura de Paz”. O DNJ é um evento realizado em todas as dioceses do Brasil e na diocese da Campanha a organização fica a cargo do Setor Juventude Diocesano.

O evento reuniu 5.250 jovens de todas as 70 paróquias de nossa diocese, com os seminaristas de nossas três casas de formação, além de vários jovens das dioceses vizinhas, de São João Del Rei, Guaxupé e Arquidiocese de Pouso Alegre.

A hora prevista para o início do evento era 09h, mas desde às 07h da manhã centenas de jovens já faziam festa em frente ao parque de exposições. Ao abrir os portões não houve um jovem que entrasse no local e não fosse contagiado pela animação, mesmo com o forte sol que esteve presente o dia todo.

O evento se iniciou com a acolhida das paróquias e Foranias, a entrada da cruz e da imagem de Nossa Senhora. Em seguida, houve a Santa Missa presidida pelo nosso Bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz e concelebrada pelo padre Mário Quirino (vigário forâneo da Forania Nossa Senhora de Fátima), padre Aylton Marcos (assessor diocesano do Setor Juventude) e padre Igor (vigário da paróquia do Divino Espírito Santo de Varginha).

Após o almoço, houve várias apresentações sobre os tipos de violência, já que a paz era o tema central do evento. Houve também um Evangelizashow realizado por Ticiane e o Ministério Guia-me, da cidade de Varginha. Para encerrar o dia com chave de ouro, aconteceu o tão aguardado show com a Comunidade Colo de Deus que juntamente com o Pe. Aylton conduziu uma belíssima adoração ao Santíssimo Sacramento, quando vários jovens se emocionaram e foram às lágrimas. Como foi bonito ver aquela multidão jovem, de joelhos, com a passagem de Jesus Sacramentado. Como foi emocionante ver que nossa juventude sabia o porquê de tamanho evento.

Nós, do Setor Juventude, temos uma palavra para resumir este dia: Gratidão, pois o DNJ acontece num só dia que requer cuidado e preparação de muitos meses de antecedência, mas que a cada testemunho recebido, a cada mensagem de agradecimento, enche o nosso coração de amor e faz-nos entender que tudo valeu a pena. Temos uma juventude muito rica em espiritualidade e amor ao Nosso Senhor e isso ficou demonstrado neste dia tão festivo.

Agradecemos a cada coordenador paroquial pela confiança em nossa equipe, a cada padre que ajudou-nos na preparação e ao nosso querido Bispo, Dom Pedro, que nos deu todo apoio para que tudo fosse realizado da melhor maneira possível. E agradecemos também a cada jovem que lá esteve e levou sua alegria, seu amor e sua animação. Estamos todos muito orgulhosos de vocês! Até o ano que vem!

Jovens pela paz, irmãos pelo sangue do Cordeiro!

Jovens construindo uma cultura de Paz!

Texto: José Eugênio e Mariana Bueno – Setor Juventude Diocese da Campanha

Fotos: Maria Aparecida Enézio Andrade e André Vilhena – Setor Juventude Diocese da Campanha