ROMARIA A BAEPENDI ENCERRA O PROJETO DE ENCONTRO DOS FUNCIONÁRIOS DAS PARÓQUIAS

Romaria funcionarios 1Neste Ano do Laicato, a coordenação de Pastoral, juntamente com a Pastoral Presbiteral e o Economato, promoveram nos meses de janeiro a março, encontro dos funcionários das paróquias em cada Forania da Diocese. Foi realizado um breve estudo do Doc. 105 da CNBB e oficinas para o melhor desempenho daqueles que trabalham nas secretarias, nas casas paroquiais e sacristias. O encerramento do projeto aconteceu no último domingo, dia 19 de agosto, quando os funcionários e seus familiares fizeram uma grande romaria até o Santuário da Senhora da Conceição, da nossa Beata leiga, Nhá Chica.

No começo do dia, mais de trezentas pessoas se reuniram no Colégio Santo Inácio, recepcionados pelo Pe. Noel Vitor Gonzaga e sua equipe, religiosas, leigos e leigas da Paróquia Santa Maria de Baependi, com uma farta e bonita mesa de café da manhã.

Padre Noel conduziu a oração inicial, quando foi feita a leitura do trecho da carta aos Coríntios que fala sobre o amor (cf. 1 Cor 13, 1-13) e também de um poema de Cora Coralina, sobre a brevidade e o sentido da vida. Abençoou a água e fez a aspersão sobre os presentes. Em procissão com a imagem da Nhá Chica, os romeiros seguiram para a quadra onde o cenário reproduziu a casa da beata, seus móveis simples, seu fogão à lenha e a Senhora da Conceição, sua Sinhá tão amada.

A senhora Maria do Carmo Nicoliello Pinho, Secretária da Comissão Histórica do Processo de Beatificação, foi entrevistada pelo Pe. Noel sobre o milagre atribuído a Nhá Chica. De maneira clara e singela, apresentou os dados históricos e sua fé na “santinha de Baependi”. Pe. Noel apontou algumas curiosidades, como por exemplo, quantas vezes bate o nosso coração num dia, no ano, em toda a vida, fazendo alusão ao milagre que curou um defeito no coração da senhora Ana Lúcia Meirelles Leite. Explicou também sobre o ciclo cardíaco, formado pela diástole, o relaxamento do músculo para receber o sangue e a sístole, a contração que impulsiona o sangue para todo o corpo, ligando à vocação do leigo que se enche da graça de Deus e saí em missão.

Prosseguindo, Pedro Henrique Mendonça Fernandes, coordenador diocesano da Pastoral Catequética, falou da missão do leigo na Igreja, de uma forma bem descontraída, com exemplos simples, e Elvis Messias Rezende, professor de Filosofia, com muita propriedade, falou da missão do leigo no mundo.

Encerrada essa primeira parte, foi servido um delicioso almoço e os participantes puderam conversar entre si, encontrar os amigos que fizeram no primeiro encontro, no início do ano, tirar fotos e se distrair. Por volta das 14h30 iniciaram uma pequena procissão até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, enquanto caminhavam, rezaram o terço, e lá participaram da santa missa que encerrou a romaria.

Padre Jean Poul em sua homilia, falou da beleza de estar pleno da graça de Deus, a exemplo de Nossa Senhora, cuja festa da Assunção a Igreja celebrava naquele dia. Terminada a missa, todos retornaram para suas paróquias, comentando sobre o dia que vivenciaram, sobre as coisas que guardariam na mente e no coração, sobretudo, o exemplo daquela senhora simples, analfabeta, que viveu para agradar ao Senhor, doando sua vida pelos que mais necessitavam, a leiga Nhá Chica.

A coordenação de pastoral agradece imensamente a todos os envolvidos no projeto,  mas principalmente aos funcionários que abraçaram a ideia da romaria e estiveram em Baependi nesse domingo de bênçãos.

Beata Nhá Chica, rogai por nós!

Secretária Diocesana de Pastoral