Carmelo da Sagrada Família, em Pouso Alegre
Há poucos meses, o Papa Francisco lançou um documento específico para a vida consagrada contemplativa feminina. Muitas pessoas desconhecem a existência desses grupos de mulheres que se “fecham” numa clausura por toda a vida. Outros, julgam ser um anacronismo, um “túnel do tempo” para a Idade Média; e questionam a validade desse estilo de vida com aparência de neurose, inutilidade e fuga da realidade.
Para além da questão normativa, o citado documento revela, desde o seu título – “VultumDei Quaerere”: a busca do Rosto de Deus – o segredo dessas existências.
Foram e são jovens que, enamoradas pela Beleza de Deus, fascinadas pelo seu Amor, tudo deixaram para segui-Lo, para viver somente para Ele, numa intercessão contínua pelos seus irmãos, de todas as línguas, credos, idades, e condição social. Porque amam a Deus, amam o ser humano. Pela sua escolha de vida – o Único Necessário – apontam a toda a humanidade a meta a alcançar, a nossa morada eterna, o anseio de todo coração humano: o Abraço Eterno com Deus. São faróis que apontam para o Absoluto.
O Papa Francisco afirma: “Como homens e mulheres que habitam na história humana, os contemplativos, atraídos pelo esplendor de Cristo, ‘o mais belo dos filhos dos homens’ (Sal 45, 3), situam-se no coração da Igreja e do mundo.” (VDQ 3)
Nossa província eclesiástica de Pouso Alegre tem a graça de possuir três mosteiros: as beneditinas, em Caxambu, e os Carmelos de Três Pontas e de Pouso Alegre.
Neste último, no dia 15 de outubro, solenidade de Santa Teresa de Jesus, Fundadora do Carmelo Descalço, uma jovem – Ir. Isabel Maria de Jesus – fará a sua Profissão Solene, a sua consagração definitiva a Deus. A cerimônia será presidida por D. Pedro Cunha Cruz, às 10h.
É um testemunho de que mesmo hoje, num mundo tão secularizado, Deus continua sendo o Absoluto!
A fundadora do Carmelo de Pouso Alegre, a Serva de Deus Maria Imaculada da Ssma. Trindade (Mãezinha) afirmava: “Não sei como agradecer a Deus está tão grande graça de ser carmelita! Só sei dizer que sou muito e muitíssimo feliz!”
Rezemos por esta jovem que se consagra, e também para que nossa Arquidiocese possa ter muitas vocações que experimentem essa mesma felicidade!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
https://www.diocesedacampanha.org.br/portal/index.php/raxo-all-mode/35-diocese/568-carmelo-da-sagrada-familia-em-pouso-alegre#sigProGalleriaa749f2f102