O Bispo e a Visita Pastoral

brasao-dom-pedroNo mês de junho tive a alegria de realizar a primeira visita pastoral como bispo diocesano da Campanha-MG. Esta foi a primeira de cinco visitas que serão realizadas no curso deste ano. Segundo o Código de Direito Canônico, "o bispo é obrigado visitar cada ano a diocese, total ou parcialmente, de modo que visite a diocese toda ao menos a cada cinco anos" (Can. 396 §1). Já o Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos destaca a visita pastoral como uma das formas com a qual o bispo mantém contatos pessoais com o Clero e com os membros do Povo de Deus; como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa (Cf. Apostolorum Successores, n. 220). A raiz histórica da visita pastoral do bispo está associada às visitas que os Apóstolos faziam às comunidades cristãs fundadas por eles. Os escritos do Apóstolo São Paulo são um belo testemunho desta prática. Esta é a razão pela qual os bispos, como sucessores dos apóstolos, continuam esta tradição.

Como princípio e fundamento visível da unidade da igreja particular, a visita pastoral é uma ação apostólica que o bispo deve efetuar pela caridade pastoral (Cf. LG, n. 23). A visita é, sem dúvida, um momento de peculiar graça, na qual o bispo repete o gesto de Jesus Cristo que vai ao encontro do seu povo (Cf. Pastores Gregis, n. 46). Além do contato do bispo visitador com seu clero e com o povo, deve-se também buscar encontro e diálogo com os diversos segmentos da sociedade na área política, social e educacional, mas sobretudo com os afastados da prática religiosa; atingindo os batizados distanciados e os das periferias geográficas.

Durante a visita pastoral, não pode faltar na programação do bispo a celebração da Santa Missa e a pregação da Palavra de Deus; a administração solene do sacramento da Confirmação; a reunião com os conselhos pastoral e para assuntos econômicos; o encontro com as crianças, adolescentes e jovens, além de, quando possível, visitar alguns doentes da paróquia que o recebe. Não pode deixar de fora a observância da administração e conservação da paróquia, lugares sagrados, ornamentos litúrgicos, livros paroquiais e outros bens (Cf. Apostolorum Successores, n. 221).

Por fim, como já foi mencionado, desde a época apostólica o bispo tinha a importante missão de manter toda a comunidade na graça de Deus. Na verdade é Deus mesmo que nos visita através do bispo (Epíscopo= visita de Deus). O dom ministerial recebido pelo próprio Cristo visa vigiar e governar a Igreja local para dar eficácia à sua ação evangelizadora, missionária e testemunhal. Sua presença simples e amável, como um pastor no meio do seu rebanho, deve criar nele uma disposição para fazê-lo progredir no peregrinar para Deus, renovando no coração de cada fiel e de toda a comunidade um verdadeiro ardor pastoral e espiritual.

assinatura-dp