O Ano Jubilar

Braso_D._PedroExtraordinário da Misericórdia. Talvez possamos nos interrogar sobre o que seja este Ano Jubilar celebrado na Igreja. Há várias passagens no Antigo e Novo Testamentos que nos ajudam a entender aquilo que estamos vivendo e celebrando neste ano. Todas estas passagens sublinham um tempo de reconciliação para todos, pois recuperam a gratuidade da relação do homem com Deus, que sempre acolhe um coração contrito e humilde.

Assim, a Igreja é chamada, neste tempo de mudança de época, a oferecer vigorosamente os sinais da presença, da abertura e proximidade de Deus. É um tempo que nos convida a estarmos vigilantes e atentos à sua graça misericordiosa. É também tempo da Igreja reencontrar o sentido da missão que o senhor Jesus entregou a Ela desde o dia de seu retorno ao pai, no mistério da Páscoa e ascensão aos céus.

O Ano santo deve provocar em nós um sentimento de intensa alegria por termos sido reencontrados por Jesus, o bom e misericordioso Pastor. Um ano de verdadeira experiência com a sua misericórdia; de tratarmos das feridas do pecado com o remédio e o óleo da misericórdia, oferecendo a nós e aos irmãos e irmãs o caminho do perdão e da reconciliação, o bálsamo da misericórdia. Ninguém se exclua da experiência deste amor.

Feliz e abençoado ano jubilar da graça e do amor a todos.

Servo de Cristo

Dom Pedro Cunha Cruz