BÊNÇÃO E INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL DO SERVO DE DEUS DOM OTHON MOTTA

Foto-07A manhã do dia 15 de setembro deste ano foi curta para tanta comemoração. Um dia que, sem dúvida entra na história de nossa Diocese da Campanha. Não que este já não seja por si um dia especial, pois, afinal de contas, é o dia da Senhora das Dores, mas a comemoração deste ano recebeu outros dois motivos especiais: a diplomação dos novos Cônegos do Cabido Diocesano e a Bênção e Inauguração do Memorial do Servo de Deus Dom Othon Motta.

Após a missa presidida por Dom Pedro Cunha Cruz, um número expressivo de padres, seminaristas e fiéis, dentre os quais, membros da família Motta, sobrinhos de Dom  Othon, colocaram-se à porta da casa onde ele viveu os seus oito últimos anos, em união a Jesus Crucificado, com o qual compartilhou suas dores, devido ao atroz Mal de Parkinson que o acometeu, para o corte da fita de inauguração, descerramento da placa comemorativa e Bênção do Memorial.

O memorial consta de um acervo de objetos pessoais do Servo de Deus, dentre os quais paramentos, fotos e outros pertences, contando, por meio da reconstituição  fiel de seu quarto, seu escritório e sala de entrada, um pouco da sua história, fazendo memória de sua vida e frutuoso ministério episcopal. Alguém chegou a dizer: “até parece que dom Othon vai chegar a qualquer momento...”, por perceber o quanto aquele espaço  remonta aos anos que ali viveu.

Fica o apelo para que aquelas pessoas que possuem fotos ou objetos que pertenceram ao Servo de Deus possam oferecê-los para ajudar nesta reconstrução de sua história, pois objetos assim adquirem um sentido muito especial quando podem ser admirados e contemplados por muita gente... O objetivo do memorial é favorecer esta contemplação da vida de Dom Othon, bem como incentivar sua devoção.

Na ocasião também foi divulgada uma conta criada para que os fiéis e devotos de Dom Othon possam fazer suas contribuições para a Causa de Beatificação:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - MITRA DIOCESANA DA CAMPANHA

AG: 0102 - CONTA POUPANÇA: 2735-5.

MEMORIAL DO SERVO DE DEUS DOM OTHON MOTTA

Rua João Luis Alves, 122- Centro- 37400-000 Campanha

De Segunda a Sexta-Feira, das 14:00 às 16:00.

Aos sábados e Domingos, das 09:30 às 11:30.

Texto por Pe. Bruno Cesar Dias Graciano

Fotos por Bruno Henrique Santos / Campanha-MG