RETIRO ANUAL DO CLERO CAMPANHENSE. "PRESBÍTERO: HOMEM REGENERADO PELA PALAVRA"

capa 12O presbitério da Diocese da Campanha esteve reunido entre os dias 05 e 08 de Fevereiro, quando aconteceu, em Passa Quatro o retiro espiritual do clero. O pregador do retiro foi Dom Julio César Gomes Moreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, que com muita sabedoria e unção conduziu as reflexões desdobradas a partir da temática: “Presbítero: homem regenerado pela Palavra” (Pd 1,23).

Foram dias de profunda experiência de Deus, pois partindo da experiência pessoal de Dom Julio Cesar, deixada transparecer, de forma convicta e perene, nas suas falas e também no seu testemunho de vida espiritual, pudemos viver os dias do retiro como tempo da graça de Deus em nossa vida e ministério.

A temática da Palavra de Deus, foi trabalhada com muito propriedade pelo pregador ajudando-os a realizarmos momentos de profunda reflexão e oração, o que possibilitou-nos sentirmos um renovo na nossa disposição de amar ao Senhor e aos irmãos e nos colocarmos corajosamente na alegria de servir. O presbítero como homem de fé, no exercício do seu ministério, é guardião da Palavra que o renova constantemente e o envia para comunicar tudo aquilo que vive e crê edificando assim a caminhada do povo de Deus.

Ao término do retiro era possível colher os mais diversos sentimentos de gratidão expressos pelos padres que ficaram muito edificados com o transcurso das reflexões, dos momentos de oração e a oportunidade de convivência dos mais de 100 padres presentes.

Vale lembrar que o bom êxito deste retiro também se deu pelo testemunho orante de tantos fiéis das mais de 70 paróquias da nossa Diocese que estiveram unidos ao nosso bispo diocesano, Dom Pedro e a nós padres, através das suas valiosas orações.

Deus seja louvado pelo retiro espiritual do nosso clero! Nossa gratidão ao pregador que muito ajudou-nos a rezar a graça de sermos servos da Palavra, quando guardada com amor, sempre gera muitos frutos na nossa vida e ministério. Tudo isso traduzido em compromisso e missão junto às comunidades paroquiais onde somos chamados transmitir o que de Cristo, constantemente recebemos, através da acolhida fiel a sua Palavra.

Cônego Sérgio Roberto Monteiro - Pároco da Paróquia Sagrada Família, em Três Corações

Fotos: Pascom/ Pe. Joaquim e Pe. José Roberto