Pastoral da Inclusão promove 2º Encontro presencial no Colégio Sion em Campanha/MG

capaO encontro da Pastoral da Inclusão aconteceu no dia 20 de janeiro de 2024, no Colégio Sion de Campanha. O evento teve como propósito central "semear a inclusão", materializado simbolicamente através da distribuição de sementes de girassol.

O encontro reuniu representantes de diversos segmentos e pastorais da Diocese, congregando esforços para discutir e abordar questões fundamentais relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência. O símbolo escolhido, as sementes de girassol, representa o cultivo e o florescimento de uma comunidade inclusiva, voltada para Cristo, modelo de inclusão.

A acolhida foi feita pelos jovens do EJC da Paróquia de Santo Antônio em Campanha e logo após uma celebração, presidida pelo Padre José Roberto, animador do Núcleo da Caridade, onde foi ressaltado a importância de acolhermos o diferente, dando-lhe oportunidade de ser protagonista de sua história.

Ao longo do encontro, foram abordados temas de grande relevância, destacando as necessidades específicas das pessoas com deficiência e as principais barreiras que ainda persistem em seu pleno engajamento na comunidade cristã. Dando continuidade aos trabalhos, a coordenadora da Pastoral, Luzia Borges, tomou a palavra para apresentar a Pastoral da Inclusão aos representantes das diversas pastorais presentes no evento. Este momento foi crucial para contextualizar e sensibilizar os participantes sobre a missão e os objetivos da pastoral.

O encontro seguiu com apresentações específicas realizadas por membros da pastoral, cada um abordando áreas distintas da inclusão. Izabel, de Soledade de Minas, trouxe reflexões sobre inclusão, enquanto Katia, de Caxambu, compartilhou sua experiência sobre a inclusão da pessoa cega. Célia, de Varginha, abordou questões relacionadas à inclusão das pessoas surdas, e Luana, de Campanha, focalizou sua apresentação na inclusão da pessoa com Trissomia 21. Essas exposições proporcionaram uma compreensão abrangente das diferentes dimensões da inclusão, enriquecendo as discussões e promovendo uma conscientização mais profunda.

Ao final do encontro, foi reservado um momento valioso para a partilha, onde cada participante teve a oportunidade de expressar suas dúvidas, reflexões e experiências pessoais. Esse espaço de diálogo permitiu uma troca significativa de ideias, fortalecendo os laços entre os participantes e consolidando o compromisso coletivo com a promoção da inclusão.

O encerramento do evento não marcou apenas o fim de uma jornada de aprendizado e reflexão, mas sim o início de um contínuo esforço conjunto em prol da inclusão. O 2º encontro presencial da Pastoral da Inclusão se revelou como um marco inspirador, evidenciando a importância de eventos como esse para fomentar a inclusão de pessoas com deficiência na Diocese de Campanha.

Pastoral da Inclusão