118º Aniversário de Morte do Beato Padre Victor

capaA exemplo do Beato Padre Victor, tenhamos corações ardentes e pés sempre a caminho.

O caminho se faz caminhando!

Inspirados neste caminho do Ano Vocacional, percorrendo-o como fizeram os discípulos de Emaús com Jesus Ressuscitado, com os pés a caminho e o coração ardente para a missão, em comunhão com nossa diocese, fomos chamados a caminharmos juntos em preparação para a novena e a grande festa em honra ao Beato Pe. Victor, refletindo o tema: “Corações ardentes, pés a caminho.” (cf. Lc. 24, 32) e o lema: “Beato Padre Victor: coração ardente pela missão.”

Durante dez dias, na realização da novena preparatória e das missas diárias para a festa em honra ao nosso Anjo Tutelar, percorremos o caminho de forma sinodal, inclusiva e participativa, convidados a refletir e aprofundar sobre a vida e missão do Beato Pe. Victor, que guiado pelo Espírito Santo e pelo olhar materno de Nossa Senhora d’Ajuda, dedicou-se inteiramente à sua vocação sacerdotal, ao serviço do Reino de Deus e ao cuidado pelo povo, sobretudo os menos favorecidos e vulneráveis de seu tempo.

Recordando os discípulos de Emaús, percorremos o caminho nestes dias vivenciando um tempo especial de bênçãos e da graça de Deus, com momentos de profunda e intensa oração, devoção, ardor missionário, alegria e muita esperança. A exemplo do tema do Ano Vocacional, enquanto a Graça fazia nosso coração arder, a Missão fez com que nossos pés estivessem a caminho, colocando-nos a serviço e acolhendo os devotos e peregrinos do Beato Pe. Victor, agradecendo e pedindo a Deus pela sua canonização.

Durante todos esses dias de preparação para a grande festa em honra ao nosso Anjo Tutelar, nossos corações ardiam ao escutar a Palavra de Deus e nossos pés se colocaram a caminho para anunciar o encontro com o Cristo através das demonstrações de fé e devoção pelo Beato Pe. Victor, demonstradas pela expressiva participação de tantos fieis-devotos na carreata que antecedeu a novena, após a celebração eucarística no Carmelo São José, percorrendo as ruas de nossa cidade com a imagem do Beato Pe. Victor e sua Sagrada Relíquia; pelas procissões diárias na madrugada, pelas celebrações das missas sempre com grande participação dos fieis; na Procissão Luminosa e encerramento da Novena, no dia 22; e ainda, no dia da grande festa em honra ao Beato, em que nosso Santuário Diocesano e a cidade de Três Pontas receberam milhares de devotos e peregrinos, que vieram louvar, agradecer e bendizer a Deus pela vida e missão de Pe. Victor. Acolhendo-os, acolhíamos o próprio Cristo que se coloca a caminho no meio de seu povo, que sofre junto, guia e dá forças para continuar a missão.
No caminhar temos também a parada, e esta se deu todas as vezes que, juntos, sentamos à mesa e o pão foi repartido a cada celebração eucarística, cujo gesto fundamental faz os olhos se abrirem. No dia 23, tivemos a alegria de contar com a presença do nosso querido pastor, Dom Pedro Cunha Cruz, que presidiu a Missa Solene das 9h, e nesta parada que fizemos, alimentados pela Palavra e pela Eucaristia, ficou gravado em nossos corações o que ele enfatizou em sua homilia ao recordar sobre a missão do Beato Pe. Victor: "enquanto rezava aqui diante dos restos mortais do nosso querido beato, também observava os gestos expressivos devocionais do povo de Deus, com carinho e o amor que tem para com ele. Um sacerdote que marcou o seu tempo e aquilo que fez com que ele marcasse seu tempo, repercute até hoje. Todo significado da vivência da vocação batismal e mais ainda no caso do nosso Beato, a vocação sacerdotal...

Agradecemos ao nosso querido Pároco e Reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Ajuda, Cônego José Douglas Baroni, por tanto zelo e dedicação; aos sacerdotes, seminaristas, diáconos, religiosos e religiosas de nossa Diocese, bem como aqueles de outras dioceses que se dispuseram a estar conosco nestes dias; à Pascom Diocesana, na pessoa de seu assessor Pe. João Paulo, pela divulgação da novena e celebrações, para toda a diocese, diariamente; a todos os paroquianos, pastorais e movimentos e a todos os devotos e peregrinos pelo testemunho de fé e pela entrega generosa de suas vidas, tempo e missão, para que a Festa em honra ao Beato Pe. Victor fosse perfeita, colocando-se como verdadeiros cristãos a caminho, em saída missionária, assim como nosso querido Beato fez nestas terras por 53 anos.

Que a exemplo do Beato Padre Victor, “tenhamos os corações ardentes e os pés sempre a caminho."

Beato Padre Victor, rogai por nós!

Sonia Montuani
Pascom Paróquia Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Ajuda

Sky Bet by bettingy.com