Encontro do Setor Juventude-Regional Leste 2

capaA Comissão Episcopal para a Juventude do Regional Leste 2 da CNBB, promoveu um encontro dos representantes do Setor Juventude, em Belo Horizonte. Ocorrido nos dias 05, 06 e 07 de maio, no Recanto São José, momento marcante, rico em debates e reflexões sobre a caminhada Juvenil do Regional. A iniciativa contou com a presença de 60 participantes, entre padres, jovens e religiosos que representavam as arquidioceses e dioceses do estado de Minas Gerais.

O principal objetivo do encontro foi perceber a caminhada das juventudes, em sintonia com a orientação do Papa Francisco, e para isso, a Irmã Valéria Andrade Leal, SCJ, assessora nacional da Comissão Episcopal para a Juventude, foi a responsável pela assessoria durante todo o encontro.

Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano da Diocese de São João Del-Rei-MG e referencial da Comissão para a Juventude no Regional Leste 2, esteve presente em todo o encontro; ele quem pensou, organizou e convocou os participantes. Durante todo o encontro, Dom Eudes participou com seus apontamentos e reflexões sempre muito oportunas, suas considerações motivaram muito a todos, ele destacou a sua alegria por acolher tão expressiva representação dos padres e jovens advindos dos quatro cantos do Estado de Minas Gerais.
A programação do encontro foi cuidadosamente elaborada para atender, acolher e orientar a juventude no caminho eclesial, viabilizando o crescimento e enriquecimento da diversidade de dons e carismas que existem em nossas realidades.

Ir. Valéria, SCJ, procurou esclarecer e motivar a organização da Pastoral Juvenil em todo nosso Regional. O processo sinodal, que tem dado tom na caminhada atual da igreja pelo Papa Francisco, esteve presente no encontro, encarnando-se no coração de cada jovem presente. A escuta atenta de cada realidade, por meio das diversas partilhas foi uma riqueza a parte para o encontro e os participantes que conheceram melhor a caminhada de todo o nosso extenso regional.

Sem dúvidas, tudo foi de grande importância para enriquecer os trabalhos das coordenações diocesanas junto às juventudes, sobretudo no sentido de melhorar a organização e o processo de cada diocese.

Ir. Valéria, SCJ, apresentou a proposta atual para organização da pastoral Juvenil em todo o país, o projeto é intitulado "Ao Seu Lado"; porém frisou que não existe "receita de bolo" para trabalhar no Setor Juventude. É necessário respeitar a realidade e, a partir daí, usar os dons e talentos para viver melhor a ação missionária nas comunidades eclesiais. Possamos assim juntos, caminhar com nossas juventudes, promovendo processos e acompanhando com atenção e cuidado.
Deus abençoe nossos jovens e nossos trabalhos.

Tarcísio Vinícius Ribeiro, membro da Equipe Diocesana do Setor Juventude