CNBB: “A Paz esteja convosco!” (Jo 20,19)

WhatsApp Image 2023-04-20 at 14.27.18Comissão Episcopal para Cultura e Educação divulga carta com propostas para ação pastoral nos Ambientes Educativos

Desde o ataque às escolas de São Paulo e Blumenau (SC), está circulando em diversos grupos de Whatsapp um vídeo instruindo os estudantes a faltarem, não irem à escola, no próximo dia 20 de abril, quinta-feira. O motivo: haveria um ataque coordenado e simultâneo, em nível mundial, a diversos estabelecimentos de ensino. A escolha da data é simbólica pois seria o aniversário do chamado “Massacre de Columbine” (dois estudantes invadiram uma escola e mataram um professor e 21 estudantes). Assistindo ao vídeo, tanto alunos quanto familiares ficaram apreensivos. A Polícia Militar tem instruído as escolas, nos diversos municípios da diocese a redobrarem medidas e implantarem protocolos de segurança. Tendo em vista este cenário, a Comissão Episcopal para a Cultura e Educação (d. Pedro Cunha Cruz é o responsável por esta comissão no regional Leste 2) divulgou uma carta onde propõe aos diversos agentes da educação uma série de ações, processos e iniciativas que podem ser implementados nos diversos espaços escolares para coibir ações violentas, visando fomentar a pacificação.

O vídeo em questão é fake news. Se você recebeu não deve repassá-lo. Toda vez que encaminhamos mensagens desse tipo, ajudamos a disseminar a boataria e a fomentar, ou seja, incentivar que a notícia falsa se torne realidade.

Flávio Maia Custódio

Sugestoes-de-Acao-Pastoral-nos-ambientes-educativos