Padre da Província Eclesiástica de Pouso Alegre é nomeado bispo

Monsenhor-Hamilton-12-04-2023-e1681421118973-uai-752x423Papa Francisco nomeou, ontem (12), padre José Hamilton de Castro para ser bispo da Diocese de Almenara (MG), vacante desde agosto de 2022. O padre nomeado bispo pertence ao clero da Diocese de Guaxupé (MG), a qual faz parte da Província Eclesiástica de Pouso Alegre (MG).

A Diocese de Almenara estava vacante, pois dom José Carlos Brandão Cabral, seu último bispo, foi transferido para a Diocese de São João da Boa Vista (SP).

Padre José Hamilton nasceu no dia 20 de abril de 1961, em Monte Santo de Minas (MG). Ingressou no seminário da Diocese de Guaxupé em 1990. Estudou no Seminário Arquidiocesano Maria Imaculada, da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), em Brodowisk (SP). Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade Claretiana de Batatais (1992). Fez estudos teológicos no Centro de Estudos Teológicos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (1996). Foi ordenado diácono no dia 13 de setembro de 1996, na Paróquia Imaculada Conceição, em Divisa Nova (MG). Foi ordenado presbítero no dia 4 de maio de 1997, em Monte Santo de Minas.

Em 1997, assumiu a função de vice-reitor do Seminário São José, em Guaxupé. Em 1998, assumiu a reitoria da Casa de Formação Presbiteral Nossa Senhora das Dores, em Pouso Alegre (MG), sendo formador da comunidade teológica. De 1999 a 2000, assumiu a reitoria do Seminário Diocesano de Guaxupé (MG), sendo também vigário da paróquia da catedral dessa diocese.

De 2001 a outubro de 2007, foi pároco da Paróquia São José, em Machado (MG), e coordenador de Pastoral do Setor Alfenas (MG). De outubro de 2007 a janeiro de 2013, foi pároco da Paróquia São Sebastião, em São Sebastião do Paraíso (MG), assumindo também a coordenação de Pastoral do Setor Paraíso.

De fevereiro de 2013 a 2015, reassumiu a reitoria do Seminário Diocesano São José, em Guaxupé. De janeiro de 2016 a dezembro de 2018, foi vice-reitor da Casa de Formação Presbiteral Santo Antônio, em Pouso Alegre, formador da comunidade teológica e vigário da Paróquia São Sebastião, em Alfenas. Também fez parte do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da Diocese de Guaxupé.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, saudou o bispo nomeado por carta e em nome da província eclesiástica.

Saudação da Província Eclesiástica de Pouso Alegre (MG) ao monsenhor José Hamilton de Castro

Pouso Alegre, 12 de abril de 2023.

Excia. Revma.
Mons. José Hamilton Castro
Bispo nomeado de Almenara – MG

“O Bispo é um pai que vive para os seus filhos e que se faz tudo com a Igreja e com os seus sacerdotes, prodigalizando-se para formar as consciências e para os fazer crescer na fé” (Nota introdutiva in “Apostolorum Successores”).

Saudações de Paz!

Caríssimo Monsenhor José Hamilton,

À Oitava Pascal, que são dias de alegrias estupendas pela Ressurreição do Senhor, soma-se a inaudita notícia da nomeação para Bispo de Almenara, que muito engrandece nossa Província Eclesiástica no Sul de Minas.

Que a Paz do Ressurreto inunde seu ser, que agora, pelo ministério episcopal, se configura mais e mais ao Pastor Supremo e, assim, seja feliz na resposta ao novo ofício a que é chamado servir.

Congratulamo-nos, como Igreja do Sul de Minas, fazendo subir aos Céus e até ao Vale do Jequitinhonha nossas preces, para que não lhe falte a intercessão de São João Batista e, assim, possa anunciar o Cordeiro de Deus, que nesta Páscoa, imolado, trouxe a Vida em Plenitude.

Com a certeza de nossa fraterna amizade, saúdo-o implorando bênçãos celestiais.

Pela Província Eclesiástica de Pouso Alegre,

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.
Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo, com informações de cnbb.org.br