Formação Diocesana para Leitores

capaNo sábado, dia 1 de abril, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Três Pontas, a Assessoria Diocesana para o Ministério Extraordinário da Palavra promoveu a primeira Formação Diocesana para Leitores das Paróquias que compõem as Foranias Beato Padre Victor e São Francisco de Assis.

O encontro formativo iniciou-se às 08h com a Celebração da Palavra presidida pelo Diácono Alessandro Carvalho, assessor diocesano para o Ministério Extraordinário da Palavra, e concelebrada pelo Diácono Geraldo Oliveira, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Três Pontas. Também estiveram presentes o casal Caroline e Rafael, membros da Equipe Diocesana do Ministério Extraordinário da Palavra, bem como o Pe. Alexandre, Pároco da Paróquia da Aparecida que acolheu todos os presentes.

Depois de um café gentilmente servido aos participantes pela Paróquia da Aparecida, a primeira reflexão foi conduzida pelo Diác. Geraldo, que abordou o Ministério dos Leitores à luz dos Documentos 108 e 111 da CNBB.

Na sequência, o Diác. Alessandro conduziu o segundo momento formativo, discorrendo sobre a preparação técnica do Leitor, oportunidade em que abordou os seguintes tópicos: os pilares da comunicação e leitura em público; como descobrir a riqueza do texto litúrgico; a preparação remota e próxima para uma boa leitura litúrgica; a proclamação da Palavra diante da assembleia; a importância da Lectio Divina como fundamento da espiritualidade do proclamador da Palavra de Deus.

Diácono Alessandro Carvalho