Ação da Pastoral do Colégio Marista e da Pastoral da Educação

Capa Past Eduação"Diálogo sobre a Campanha da Fraternidade de 2023 com os educandos e educadores do colégio Marista em Varginha-MG."
Uma Ação da Pastoral do Colégio Marista e da Pastoral da Educação.

De 06 a 10/03 toda a comunidade educativa do Colégio Marista Varginha vivenciou a Semana Pastoral Marista, com o tema “Compartilhar” e o lema “Eu sou o pão da vida” (Jo 6,48). As diversas ações promoveram a cultura da partilha e do diálogo, além disso, fomentou ações concretas de solidariedade e de combate à fome, correspondendo a um dos apelos do VII Capítulo Provincial dos Irmãos Maristas: “fortalecer a opção pelos mais pobres na construção da cidadania planetária”.

Na manhã do dia 08/03, os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio participaram do " Encontro com a Pastoral". Em formato de programa de TV, a temática da Semana Pastoral relacionada à Campanha da Fraternidade 2023 foi discutida pelos professores que fizeram uma análise de conjuntura acerca da situação da fome no mundo e os impactos que ela causa no sistema biológico. O convidado especial do encontro foi o querido Pe. Max, capelão do Colégio e Assessor da Pastoral da Educação Diocesana que em sua fala abordou aspectos relevantes à problemática da fome trazendo pistas de ação à luz da Campanha da Fraternidade 2023.

Para a Assessora de Missão Daiane P. Bertoldo Valenciano, a Semana Pastoral Marista 2023 é uma das possibilidades para fortalecer, cada vez mais, a interface pastoral-pedagógica nas unidades socioeducacionais maristas. Esta semana, também, é um tempo propício para “divulgar e dinamizar atividades, ações, projetos e iniciativas pedagógico-pastorais, envolvendo toda comunidade educativa”. Dessa forma, poderemos vir a ser uma escola em pastoral, onde todos(as) são chamados(as) a se reconhecerem como agentes de evangelização.

Assessor Diocesano da Pastoral da Educação
Pe. Maximiliano Candido, scj