Retiro Espiritual do Clero Campanhense 2023

WhatsApp Image 2023-02-17 at 18.18.56 5

“Corações ardentes, pés a caminho”! Tendo como inspiração este lema do terceiro Ano Vocacional da Igreja do Brasil, celebrado neste ano de 2023, Pe. Patriky Samuel Batista, padre do clero da Diocese de Luz/MG e subsecretário da CNBB, orientou o Retiro Espiritual do clero campanhense, juntamente com seu bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, ocorrido entre os dias 13 a 16 de fevereiro, em Passa Quatro/MG.

Padre Patriky, em suas colocações iniciais, afirmou que era preciso redescobrirmos a alegria da vocação, para que pudéssemos “viver o retiro como um momento com o Senhor que nos quis”, uma vez que o “retiro é um retorno às fontes do Pai”. Desse modo, nós padres, homens de Deus, chamados por Ele à serviço do Evangelho, devemos ter em mente que somente um coração em sintonia com o do Mestre pode (re)criar corações ardentes e pés a caminho, já que nascemos para estar com Ele no meio do povo.

Segundo o padre orientador, somente um coração inflamado de amor, tem a força necessária para vencer os desafios que a vida e o ministério apresentam. Portanto, o sacerdote não pode esquecer que Cristo é a casa, o descanso e a felicidade, e que: “quem tem Deus, tem vida interior e jamais padecerá de solidão”.

Alguns momentos celebrados, além da Santa Missa, marcaram o retiro espiritual: a celebração penitencial, a oração da Via Sacra e a Adoração Eucarística. Momentos estes em que sentimos a presença do Senhor que vem ao encontro das fraquezas e limitações, a fim de que a santidade possa florescer e irradiar no mundo. “A Eucaristia, Sacramento da transformação, nos ajuda a reconhecer Jesus e a nos reconhecer”, assegurou Pe. Patriky, lembrando que o presbítero precisa ser “homem eucarístico”.

Por fim, o padre orientador solicitou que os padres apresentassem, no silêncio de seus corações e em vista de um itinerário espiritual, uma inspiração, um propósito e um compromisso. Louvamos e agradecemos ao Senhor, Sumo e Eterno Sacerdote, pela vida, vocação e missão de cada sacerdote de nossa mais que centenária Diocese da Campanha/MG, pelo pastoreio do nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, e pela disponibilidade do Pe. Patriky por ter aceitado orientar este momento importante para o clero diocesano.

Que o Senhor envie mais santas vocações para esta Igreja Particular que vai dos contra fortes da Mantiqueira ao lago de Furnas.

Pe. João Paulo G. de Carvalho –
Vigário paroquial na Paróquia Sant’Ana (Varginha) e Assessor da Pascom Diocesana