Dom Pedro, celebra 12 anos de episcopado no Santuário de N. Sra. da Conceição da Beata Nhá Chica.

39No último domingo, 05, o Exmo. Revmo. Sr. Dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano da Campanha, comemorou o 12º ano de sua ordenação episcopal. Para celebrar a data, presidiu a Santa Missa em ação de graças pelo seu ministério no Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Beata Nhá Chica, em Baependi/MG.

Dom Pedro foi recebido, com alegria, pelo povo e o seminarista Henrique que cantavam o refrão “sou bom pastor, ovelhas guardarei. Não tenho outro ofício, nem terei. Quantas vidas Eu tiver, Eu lhes darei” em sua homenagem. A missa foi concelebrada pelos sacerdotes - representando todo o clero campanhense - Pe. Edson Pereira, reitor do Santuário Nhá Chica, Pe. Edson Cassiano e Pe. Carlos Natali.

Em sua homilia, o bispo da Campanha ressaltou as riquezas da liturgia dominical, dando destaque ao refrão do Salmo 111 - “uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que fez” - levando o povo a reflexão de suas marcas deixadas e o bem feito pelo outro. “Talvez esta seja a única pergunta que Jesus Cristo nos faça na porta do aprisco, antes d’Ele nos acolher no Seu Reino: O que você fez pelo outro para merecer entrar aqui? Porque aí ele vai nos identificar por aquilo que Paulo já nos chama atenção, que é a obra de caridade”, ponderou.

Para o sacerdote, a luz de Cristo que dissipa o poder das trevas, é a mesma luz de Cristo - recebida no batismo - e é um compromisso do cristão fazê-la brilhar no mundo. Não submergindo-a, explica, é necessário colocá-la num candeeiro onde possa iluminar o ambiente. Concluindo, convidou a assembleia a ser “a partir da liturgia da palavra dominical, homens e mulheres que traduzem o sal e luz para os mais necessitados”.

Ao final, recebeu de Claudineia Lopes, os agradecimentos por tamanha delicadeza em celebrar tão importante data junto ao Santuário Nhá Chica e próximo a cada uma das ovelhas confiadas ao seu pastoreio. “Nossa gratidão pelo vosso sim, pela doação completa de vossa existência, pelo amor com que servis a Igreja e a cada filho e pela disponibilidade. O nosso reconhecimento pelo trabalho realizado em nossa Igreja particular, a Diocese da Campanha”, disse.

Antes de conceder a bênção ao povo ali reunido, Dom Pedro Cunha Cruz agradeceu todas as orações e participação do povo de Deus durante todo o dia, pedindo que continuem a rezar por seu pastoreio.

Toda Diocese da Campanha permanece unida em oração por Dom Pedro, Servus Jesu Christi, para que seu pastoreio seja fecundo e iluminado pelo Espírito Santo.

A celebração completa está disponível no Facebook oficial da Diocese da Campanha/MG e no Santuário Nhá Chica. Confira.

Texto e fotos por Bruna Marinho