Celebração do Sacramento da Crisma, em Serranos

capaNo dia oito de janeiro de 2023, a paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, na cidade de Serranos, Minas Gerais, contou com a ilustre presença de nosso bispo, Dom Pedro, na celebração eucarística das dez horas da manhã, na Igreja Matriz, onde alguns jovens e adolescentes ali estavam para serem crismados.

Estes jovens e adolescentes das comunidades urbana e rural, que com muito carinho e dedicação, foram preparados pelos catequistas que, com afinco, dedicaram a eles seu tempo, seus conhecimentos e não mediram esforços na preparação de cada um deles e no incentivo constante da participação na catequese e na vida de Igreja, ali se apresentaram, juntamente com seus padrinhos, madrinhas, familiares e amigos, para confirmar seu desejo de seguir a Cristo e a Igreja.

E como disse o próprio Dom Pedro em sua homilia: “Agora vocês estão aqui, não como no dia de seu batismo, onde foram trazidos por seus pais. Agora vocês vieram com suas próprias pernas e por vontade própria. Amadurecidos, agora vocês acendem e seguram as suas próprias velas e recebem, segundo seu desejo, a luz de Cristo.”

Como sempre, através de suas sábias palavras, Dom Pedro exaltou a importância e a beleza de uma vida centrada no seguimento dos ensinamentos de Jesus, incentivando a todos e principalmente aos crismados naquele dia, a participarem da vida da Igreja, das pastorais e ministérios, assumindo como cristãos, seu compromisso com a vida de fé e de comunidade.

A celebração muito esperada por todos, veio coroar um longo período de preparação catequética e espiritual, que contou com momentos de reflexão, oração e trocas de experiência durante todo período da catequese. Após o retiro realizado no dia anterior, com a presença do diácono Rafael, o momento da confissão, com o padre Guilherme, e o recebimento do Sacramento da Confirmação, pela imposição das mãos de Dom Pedro, os crismados podem, enfim, considerar-se convidados e aptos a assumir seu papel de cristão, colaborando com os seguidores de Cristo, seja nos trabalhos da Igreja ou da comunidade.

Maria Aparecida da Silva (Pascom)