Flor do Carmelo, nossa alegria! Salve, salve, Maria!

foto2Com a presença do Carmelo São José, há 54 anos na cidade de Três Pontas, a devoção à Nossa Senhora do Carmo e a Novena que antecede a Solenidade do dia 16 de julho, já se tornou uma tradição na cidade.

Essa é a festa mais Solene da Ordem Carmelita. Na Virgem Maria, Mãe de Deus e modelo da Igreja, os Carmelitas encontram tudo aquilo que desejam e esperam ser. Por isto, Maria foi sempre considerada a Padroeira da Ordem, da qual é também chamada Mãe e Esplendor, e tida sempre pelos Carmelitas, diante dos olhos e no coração, como a “Virgem Puríssima”.

Nesse Ano Santo da Misericórdia, a Novena teve como tema: “Senhora do Carmo, Mãe da Misericórdia e Esperança nossa”.

Durante os nove dias meditamos a oração da Salve Rainha: “Dirijamos-lhe a oração antiga e sempre nova, da Salve-Rainha, pedindo-Lhe, que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus.” Papa Francisco – Misericordiae Vultus

Preparando-nos para a missa da noite, o movimento do Terço dos Homens, com muita piedade e fervor, conduziu a oração do santo terço.

O nosso Bispo Emérito Dom Diamantino Prata de Carvalho presidiu as celebrações da manhã fazendo uma breve, mas muito profunda reflexão sobre a Liturgia do dia e o tema proposto pela Novena. À noite, presidiram os Padres da cidade e outros Padres convidados.

Para fechar com ‘chave de ouro’ a nossa Novena, o nosso Bispo Dom Pedro Cunha Cruz, presidiu a Missa do dia 15 de julho, encerrando o novenário.  Com sua palavra precisa e cheia de sabedoria, nosso Bispo comentou a invocação da Salve Rainha: ‘Ó clemente, ó piedosa”.

Celebramos no dia 16 de julho a grande Solenidade da Virgem Maria do Monte Carmelo e o aniversário de fundação do Carmelo São José, na cidade de Três Pontas.

Rezamos, nesse dia, de modo muito especial pela nossa Diocese que tem a Virgem do Carmo como Padroeira. Rezamos pelo nosso Bispo, sacerdotes, seminaristas e todo o povo de Deus, para que sejam protegidos e amparados pela Virgem Maria.

Agradecemos a participação e a colaboração de todos em nossas celebrações.

Que Nossa Senhora do Carmo nos abençoe com Seu Santo Escapulário.

Irmãs Carmelitas