Matriz da Senhora d’Ajuda em Três Pontas é elevada à dignidade de Santuário Diocesano

capa

“Maria, Santuário e repouso da Santíssima Trindade”

O mês de maio é muito significativo para o povo trespontano, afinal, celebramos a solenidade de nossa padroeira, Nossa Senhora d’Ajuda. Este ano, envolvidos pelo jubileu de 190 anos da instalação canônica de nossa paróquia, as festividades ganharam um brilho ainda mais especial, a propósito, nossa alegria tem sido a cada dia maior, pois recebemos, recentemente, um grande presente de nosso bispo: a matriz da Senhora d’Ajuda foi elevada à dignidade de Santuário Diocesano.

Um santuário é o lugar do encontro com Deus. É onde os fiéis buscam a santificação por meio das peregrinações, confissões, missas, em outras palavras, a experiência íntima e pessoal com o Sagrado. Há muitos anos, a Igreja d’Ajuda acolhe peregrinos de diversas partes de nossa diocese, do nosso estado e até mesmo de outros estados do nosso Brasil. Por isso, a elevação à dignidade de Santuário Diocesano é o reconhecimento de que aqui, anualmente, milhares de pessoas experimentam a graça salvífica de Deus, pelo intermédio de Maria Santíssima e pelo testemunho autêntico do Beato Padre Victor, a quem os peregrinos veneram as santas relíquias aqui depositadas.

A celebração que marcou a elevação de nossa Matriz à Santuário foi presidida por nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz. Era o encerramento da novena de nossa padroeira, uma noite de 23 de maio. Em nosso templo santo estavam presentes sacerdotes, diáconos, autoridades, romeiros e o povo trespontano. Antes da Santa Missa, o Senhor Bispo adentrou a Igreja aspergindo com água benta a todos os presentes e recolheu-se por alguns instantes na Capela do Santíssimo, onde fez sua oração pessoal.

Iniciada a Sagrada Eucaristia, foi proferida pelo chanceler do bispado, o Decreto de Ereção do Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda, bem como a leitura da provisão do reitor, Cônego José Douglas, seguida de sua profissão de fé e juramento de fidelidade. A Santa Missa foi piedosamente rezada por todos e abrilhantada pelo coral Anima Christi. Ao final da mesma, nosso bispo diocesano fez um dos gestos mais lindos já contemplados neste Santuário, ele mesmo coroou Nossa Senhora d’Ajuda, emocionando os fiéis que estavam presentes, bem como aqueles que acompanharam pelas mídias sociais.

O nosso coração está em festa. Nosso sentimento é de gratidão: a Deus, pois é Ele quem nos concede a graça de entramos em seu Santuário para louvá-Lo; à Nossa Senhora, repouso da Santíssima Trindade, que constantemente nos orienta para que “façamos tudo o que Ele nos disser”; ao nosso bispo diocesano, Dom Pedro, por ser tão generoso para conosco, fazendo-se sempre presente em nosso meio, exortando-nos como pai e pastor; ao nosso pároco e reitor, Cônego José Douglas, que não mede esforços para zelar por este templo, não somente o físico, mas também o templo vivo e espiritual, isto é, cada fiel que acorre a este Santuário. Nós, fiéis leigos, prometemos colaborar com a preservação deste local, possibilitando que muitos outros fiéis experimentem aqui a água que jorra, refresca, purifica e revigora a caminhada rumo ao encontro definitivo com Deus. Gratidão! Que o Senhor nos abençoe!

Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda.