POSSE CANÔNICA DO NOVO PÁROCO É REALIZADA EM GUAPÉ

WhatsApp Image 2020-02-05 at 09.34.19No último dia 02 de fevereiro, às 10h, a comunidade Paroquial São Francisco, em Guapé/MG, reuniu-se na Igreja Matriz para a celebração da Santa Missa com posse canônica de Pe. Francisco Ramos de Souza, seu novo Pároco.

Foi marcante a presença de muitos fiéis vindos também de paróquias da Diocese da Campanha, que expressavam agradecimento pelo bom Pastoreio na Paróquia de Santa Rita, bem como a dos familiares de Pe. Francisco, que compartilharam da alegria desta importante celebração.

A solene celebração da Apresentação do Senhor foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, na presença do Diácono Renato dos Santos Messias, da Congregação dos Missionários de São Carlos.

Alguns momentos específicos, próprios das cerimônias de posse, marcaram a celebração. Ainda no início da Santa Missa, Pe. Francisco professou sua fé rezando diante do bispo diocesano, selando seu compromisso de Pastor junto ao rebanho que agora lhe fora confiado.

Na homilia o Sr. Bispo expressou a necessidade de dois Padres na Paróquia, sendo uma das mais extensas da Diocese. Após, ritos de suma importância foram realizados. Dom Pedro entregou as chaves da Igreja a Pe. Francisco, a sédia presidencial, de onde presidirá muitas celebrações, sob o olhar de São Francisco. Acompanhado por Dom Pedro, Pe. Francisco se dirigiu à capela do Santíssimo Sacramento, onde recebeu a chave do sacrário, lugar de honra, de onde emanará toda força necessária para exercer seu ministério sacerdotal e concluiu com uma breve adoração. Em seguida, dirigiram-se até o batistério, lugar onde, celebrando o sacramento do batismo, Pe. Francisco será responsável por introduzir muitos na caminhada da Igreja. Logo em seguida, foi até o confessionário, também acompanhado por Dom Pedro, lugar onde realizará confissões, que proporcionarão aos fiéis a reconciliação com o Senhor. A assembleia acompanhou atenta todos estes ritos.

A celebração seguiu com a liturgia eucarística, chegando aos ritos da comunhão. Ao final, foram dirigidas a Pe. Francisco, em nome de toda a Paróquia, palavras que expressam o desejo de um bom pastoreio, de um povo que está pronto para somar e compartilhar.

Ao final, o novo Pároco de Guapé rezou um trecho da oração de São Francisco, pedindo a ele que o proteja nessa nova caminhada, expressou a alegria de estar nessa nova paróquia e que está muito animado.

O povo de Guapé acolheu de braços abertos seu novo pároco com palmas, na certeza de que o bom Deus o enviou sabendo que o rebanho necessita dos cuidados daquele que busca, com afinco, conhecer suas necessidades.

Guapé lhe recebe, Bom Pastor!