PARÓQUIA E CIDADE DE TRÊS PONTAS-MG FESTEJAM A PADROEIRA

IMG 0001No dia 24 de maio nossa Paróquia comemorou a festa de sua padroeira: Nossa Senhora d’Ajuda. A preparação para essa celebração teve início no dia 15 do mês com o novenário, refletindo sobre os vários aspectos da vida de Maria, sob o tema geral “Sob o olhar de Maria somos enviados em Missão”! Cônego José Douglas Baroni, nosso digníssimo pároco, presidiu o primeiro dia, tendo como concelebrante o Padre Ivan de Souza Carvalho, muito digno vigário paroquial dessa mesma paróquia. No decorrer da novena, a cada dia um padre da nossa Diocese veio celebrar conosco, presidindo e refletindo o tema proposto pelo programa. Os padres da Paróquia sempre estavam presentes, concelebrando com os convidados.

A festa envolve toda a cidade, tendo a parte celebrativa e a parte social, que acontece com a quermesse na praça: presença das pastorais e movimentos paroquiais, das escolas da cidade que sempre ficam responsáveis pelas homenagens e coroação à Senhora d’Ajuda. Além de coroar a Virgem, as escolas, com muita criatividade, transmitiram, através de suas apresentações, mensagens profundas e catequéticas, que envolveram a reflexão dos tempos atuais como: problemas sociais e comportamentais, ligando a celebração da Patrona de Três Pontas à vida do povo. Muitas famílias, durantes esses dias, foram agraciados com a visita da réplica da Senhora d’Ajuda em suas casas, transportadas por uma capelinha. Várias pessoas participando do sorteio ao final de cada celebração receberam uma pequena imagem da Senhora d’Ajuda,  presente para suas casas.

No dia da festa, 24 de maio, tivemos a graça de contar com a presidência de sua Excelência Reverendíssima Dom Pedro Cunha Cruz, que enriqueceu ainda mais a nossa festa com sua presença de Pastor que vai ao encontro de suas ovelhas para orientá-las no caminho da vida. Nesse dia tivemos a alegria de contar também com a presença do Padre André Villas Boas, administrador da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em nossa cidade e Padre Frei Emerson Carlos da Silva, filho desta terra, da Ordem dos Agostinianos e trabalha em uma paróquia do Rio de Janeiro-RJ concelebrando com nossos padres locais sob a presidência de nosso Bispo. Dom Pedro refletiu sobre o título de Maria como a Mãe d’Ajuda, citou as passagens dos Evangelhos em que se percebe Maria como Auxiliadora, nas mais diversas situações presente na história. Falou sobre o início da devoção a Maria Auxiliadora, expressando sua importância na vida dos cristãos de ontem e de hoje.

A festa foi promovida pelo CAP e CPP, juntamente com a equipe sacerdotal d’Ajuda e com a colaboração das pastorais locais, especialmente a Pastoral da Acolhida que assumiu a frente dos trabalhos voluntários e deu a dinâmica aos festejos sociais. Muitas instituições e comércios locais deram sua contribuição com patrocínios, doações de brindes para leilões e sorteios. Também paroquianos voluntários se envolveram, ajudando com suas ofertas, participação e presença carinhosa. Foram dias de fervor, oração, partilha e confraternização.

A Comunidade trespontana ficou muito feliz e agradecida por todos os festejos de sua excelsa Padroeira.

Maria da Glória, pela PasCom D’Ajuda – Três Pontas - MG