FESTA DO BEATO FRANCISCO DE PAULA VICTOR É VIVENCIADA COM PIEDADE E ALEGRIA

WhatsApp Image 2018-09-24 at 17.10.23 3

Louvando e agradecendo a Deus!

No dia 23 de setembro, nossa paróquia Nossa Senhora d’Ajuda de Três Pontas e Diocese da Campanha – MG vivenciaram a grande festa do Beato Francisco de Paula Victor, tendo como tema: “A santidade de uma vida realizada em Deus e no amor aos irmãos.”

Na expressão usada pelo Padre Rogério Augusto que pregou a homilia de encerramento da festa, esse foi um dia que externou o que diz o Exsultet, cantado na Vigília Pascal, “Ó noite de alegria verdadeira que une de novo o céu e a terra inteira.” Pois foi isso que aconteceu não só no dia de festa como também durante toda a novena do Beato: o céu e a terra se uniram num só louvor a Deus. Foram dias intensos de louvores a Deus, que sempre revela o seu amor, o seu abraço àqueles que se deixam acolher e abraçar pelo Pai amoroso e misericordioso.

Uma grande multidão de fiéis veio a Três Pontas visitar a igreja que guarda as relíquias do Beato Padre Victor e pedir sua intercessão, louvar a Deus e agradecer pelos benefícios recebidos. A santidade vivenciada por esse sacerdote de coração nobre, desapegado e fiel à vontade de Deus, exala infundindo nas pessoas o dom da fé, da coragem, unindo a todos, extinguindo as diferenças, tornando todos uma só família de Deus.

O tema escolhido veio muito a calhar neste ano do laicato que estamos celebrando, pois o Beato nos ensina que é possível a santidade, vivenciada pelas pessoas no seu comum do dia a dia, ou em uma consagração especial, ao colocar-se totalmente a serviço do Reino. O estigma da santidade, recebido no Batismo por todos os cristãos, torna-a realidade na vida, externando-a em obras e na vocação de cada pessoa.

Padre Victor desde criança já demostrava traços de santidade na vivência cristã. Participante ativamente da vida de Comunidade, seu interesse pela música, sua humildade e simplicidade de coração, segundo palavras de nosso Bispo Dom Pedro Cunha Cruz que presidiu a Sagrada Eucaristia no último dia da novena e no dia vinte e três, às dez horas e trinta minutos. E essa santidade de Padre Victor cresceu ainda mais a partir de seu sacerdócio ministerial, testemunhado com verdadeiro amor e zelo no serviço ao rebanho que Deus lhe confiara.

Foram dias intensos de oração, comunhão e serviço voluntários, demonstrando que a união tudo pode e opera grandes obras. Foi grande a contribuição dos sacerdotes que aqui estiveram, presidindo durante a novena e o dia da festa, como também atendendo confissões. Seminaristas ajudaram na preparação da novena e participaram das celebrações, contribuindo para o bom êxito da festa. Equipes litúrgicas com ministérios de nossas paróquias de Três Pontas e as que vieram de outras cidades da Diocese.

A todos os nossos agradecimentos, a nossa oração e o desejo de que, no próximo ano, possamos estar juntos novamente – com permissão e a graça de Deus – para vivenciarmos dias de alegria, fé e compromisso com o Reino e, se for da vontade do Senhor, talvez com o beato já proclamado como santo da nossa Igreja.

Que Deus seja louvado por todas as graças e bênçãos vivenciadas nestes dias!

Maria da Gloria Cruz – PasCom Nossa Senhora D’Ajuda – Três Pontas / MG