DOM PEDRO PRESIDE MISSA DE DESAGRAVO DO SANTUÁRIO BOM JESUS EM BOA ESPERANÇA

Missa desagravo 15Nesta quarta-feira, aos 04 dias do mês de Julho, Vossa Excelência Reverendíssima, Dom Pedro Cunha Cruz, DD. Bispo da Campanha fez presença no Santuário Bom Jesus, comunidade pertencente à Paróquia Santa Rita, em Boa Esperança-MG, para presidir a Santa Missa de Desagravo (Reparação de afronta ao espaço sagrado) ocorrido na madrugada do dia 24 de junho do mesmo ano. Em obediência a Sagrada Liturgia, deve-se, após tal ato de violação, realizar uma celebração penitencial pelo Bispo diocesano em um ato próprio, e somente após tal rito, a liturgia poderá ser celebrada normalmente.

Dom Pedro, em sua acolhida aos fiéis, iniciou a celebração no adro do Santuário, com todas as luzes da igreja apagadas, o Sr. Bispo abriu a porta frontal do Santuário, por onde adentrou a equipe litúrgica, em seguida, aspergiu toda assembléia e paredes da igreja com água benta fazendo memória ao nosso batismo.

Em sua homilia, Dom Pedro falou sobre a tolerância, que não devemos julgar quem cometeu tal ato de profanação, mas que devemos orar a Deus, para que tal pessoa se regenere e busque um devido arrependimento e conversão sincera. Seguindo sua fala, ainda frisou sobre a incredulidade de Tomé, em combater a violência com amor, amar nossos inimigos e fazer o bem. Ser sal da terra e luz do mundo, deixar-se contagiar pelo amor de Deus, pois, o amor de Deus foi derramado em nossos corações.

No Rito Sacramental, ao iniciar o canto das oferendas, o altar tomou novamente sua dignidade, foi colocado sobre ele uma toalha digna, onde em seguida recebeu os vasos sagrados para o rito da comunhão. O presbitério, e o sacrário foram iluminados e receberam arranjos florais, fazendo memória a Ressurreição do Senhor. A partir deste momento, o rito eucarístico ocorreu normalmente.

Ao término da Santa Missa, a comunidade presenteou Dom Pedro com uma homenagem e uma cesta com produtos locais. O Sr. Bispo dirigiu-se a comunidade com alegria e agradecimento pela acolhida de nosso povo, sempre agradável e receptivo. Agradeceu, anunciou que retorna em breve para confirmar nossos jovens na fé, com o sacramento da Crisma, e em seguida, deu-nos a benção encerrando esta bela celebração, trazendo a todos nós a normalidade da liturgia eucarística. Terminada a celebração, Dom Pedro concedeu uma entrevista a TV BE, equipe de jornalismo local de nossa cidade, relatando sobre o ocorrido.

Desse modo, a PasCom agradece a Dom Pedro pela presença constante em nossa paróquia e roga a Deus pelo dom de vosso pastoreio, que Santa Rita interceda por vossa saúde e por Vosso Bispado.

Valdikson Júnior Pereira – Coordenador da PasCom – Paróquia Santa Rita – Boa Esperança.