Posse Padre Rogério Ferreira na Paróquia Nossa Senhora do Carmo

iO mês de fevereiro está sendo marcado em nossa Diocese pela posse de quinze párocos.

Teve início neste dia cinco com a investidura de Padre Rogério Ferreira da Silva, na cidade Carmo de Minas. O entusiasmo e a acolhida dos carmenses marcaram a celebração, presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Pedro Cunha Cruz. Sob as bênçãos de Nossa Senhora do Carmo, também nesta data, Dom Pedro comemorou seis anos de Ordenação Episcopal.

A Igreja Matriz estava lotada com fiéis carmenses, familiares de Caxambu, e amigos de Padre Rogério, das cidades de Campanha, Soledade de Minas, Varginha e um número expressivo da cidade de Três Corações, das Paróquias Sagrado Coração de Jesus e de Santa Rita, onde atuou nestes últimos cinco anos. Acompanhando as caravanas, estiveram presentes à celebração os Padres José Roberto de Souza e Lucas Pereira.

Ao início da Celebração Eucarística, foi lida a Provisão de Posse, com o prazo de seis anos, pelo Monsenhor Francisco Alves da Cruz, vigário Paroquial.  Padre Rogério renovou seu juramento diante do Reverendíssimo Bispo.

Como parte da cerimônia, os funcionários entregaram as chaves da casa paroquial, da igreja Matriz. Em seguida, culminando a solenidade, a visita ao confessionário, pia Batismal, e o toque do sino, para lembrar aos fiéis, que " Jesus nos convida, sempre, a cada domingo, a entrarmos neste templo santo e a sentirmos que é o coração de Deus, que na chama e acolhe em sua casa”.

Ao final do rito, num momento de muita emoção, Dom Pedro, entrega às mãos sacerdotais, as chaves do Sacrário, a guarda do Tabernáculo, onde está o Corpo de Cristo, Hóstias Santas, alimento que nos dá a vida e presença que nos fortalece.

Como sinal deste zelo, num silencio em respeito, padre Rogério incensou todo o altar, colocando ali, sua prova e renovação de seu imenso e único amor... Deus...

Foram momentos especiais e de grande júbilo para os presentes, principalmente, para os carmenses. Pela primeira vez presenciavam a posse de um sacerdote, dentro dos ritos de um cerimoniário.

Como que inebriados, respeito e religiosidade, ao final, aplaudiram, encantados.

VIDA DE PASTORAL

Em sua homilia, o Presidente da Celebração, o, Reverendíssimo Bispo Dom Pedro, ressaltou e agradeceu ao Pároco:

"Assim que assumi a Diocese da Campanha, Pe. Rogério Ferreira, nestes quase dois anos, foi essencial na Pastoral de Conjunto e Lideranças, participando da elaboração do Plano Diocesano de Pastoral. Sou muito agradecido a ele.   Agradeço ao Padre Edvar Rodrigues Rangel, que aqui esteve nestes últimos seis anos.  Etapa cumprida. Hoje em nova missão". Ressaltou ainda que, "Com o novo Pároco, observem sua veia pastoral, sua espiritualidade... O animador espiritual das pastorais... "

Citou no Evangelho de São Mateus: Sal e Luz... Vamos viver à Luz da Palavra de Deus... Brilhe a vossa Luz... Padre Rogério, caminhará com vocês dentro do espírito de unidade, alicerçando seu Ministério e sacerdócio à Luz de Cristo "Saiamos revigorados no Amor, na Luz, em Cristo!"

Antes da bênção final, Padre Rogério, sob as bênçãos de Nossa Senhora do Carmo, fez seus agradecimentos aos amigos e fiéis, que vieram prestigiá-lo. "Guardarei cada um em meu coração e em minhas orações, Agradeço primeiramente a Deus, por uma nova Paróquia". Também colocou em suas palavras, ao Bispo Dom Pedro: "Agradeço por esta nova missão". Citou São João Paulo II: "Se errar me corrijam", e com as palavras do Papa Francisco encerrou suas breves palavras: "Rezem por mim"... Ao Monsenhor Cruz, peço que caminhemos juntos. Tomara Deus que muitas coisas boas aconteçam... DEUS os abençoe".

A coordenadora da Pastoral Familiar, Célia de Melo Souza, em suas palavras de boas- vindas ao Pároco colocou o sentimento dos fiéis ali presentes. "A partir de agora, entre nós, será membro de cada família, sabemos que irá conquistar e será conquistado por seus novos paroquianos, pois nosso povo é muito acolhedor... Em suas várias instâncias, a mão de Deus prevalece. Nessa perspectiva de fé, oferecemos nosso apoio, nossa ajuda e disponibilidade.

Que o senhor, Padre Rogério, possa exercer sua missão, entre nós, com muito amor, oração, fidelidade e prontidão, e que através de suas mãos ungidas, possa derramar suas bênçãos em nosso meio".

Para os católicos fiéis, foram unânimes, uma celebração de grande espiritualidade, riqueza e conhecimento... Queremos somar e multiplicar, como convém ao povo de Deus, alimentando a nossa fé, na presença viva de Jesus na Eucaristia.

HOMENAGENS

O Bispo Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz, recebeu as saudações pelo sexto aniversário de ordenação Episcopal. Sob as bênçãos de Nossa Senhora do Carmo, numa feliz coincidência, Padroeira da Diocese da Campanha.

Texto de Rose Lorena